Banco Central define novas regras para solicitar um cartão de crédito

De acordo com o Banco Central, foram definidas novas regras para solicitar um cartão de crédito. A iniciativa começa a vigorar a partir do mês de março do ano que vem, 2022. O objetivo principal da resolução é deixar o processo de adesão mais moderno.  

Publicidade

Publicidade

A nova resolução alterou as regras das contas de pagamento quanto à abertura e manutenção por meio dos bancos. Foram alterações importantes e que devem ser seguidas pelas instituições bancárias. 

Também houve uma mudança quanto ao encerramento dos contratos de cartão e contas. De acordo com as informações, o objetivo é deixar o encerramento menos burocrático do que é hoje em dia. 

Entenda as novas regras para solicitar um cartão de crédito

Algumas mudanças importantes foram definidas pelo Banco Central na resolução número 96. O objetivo principal destas medidas é fazer com que os meios de pagamento possam se modernizar, tornando-se cada vez mais acessíveis para uso pela internet. 

Publicidade

O movimento tem como objetivo principal “digitalizar os meios de pagamento”, ou seja, fazer com que eles funcionem de forma independente por meio de aplicativos modernos e uma estrutura virtual. Assim, ocorre naturalmente um estímulo a produtos financeiros que sejam inovadores por meio das instituições bancárias. 

Vale lembrar que as novas regras para solicitar um cartão de crédito podem ter sido influenciadas pela chegada da pandemia. Ao perceber o quanto a internet foi importante neste período, novas medidas foram tomadas para facilitar a vida dos cidadãos. 

Publicidade

Veja quais são as novas regras para solicitar um cartão de crédito

Entre as novas regras para solicitar um cartão de crédito, podemos apontar para algumas alterações interessantes e que farão diferença na vida dos consumidores: 

  • Na hora de fazer a adesão do cartão de crédito, o cliente não precisará passar pela longa lista cadastral que é exigida atualmente. O regulamento tem como objetivo eliminar a lista de informações cadastrais que pode ser considerada taxativa;
  • Quando a resolução entrar em vigor, os cartões de crédito poderão ser solicitados de forma virtual, sem a necessidade de comparecimento à agência, por exemplo;
  • O processo de qualificação do cliente passa a ser simplificado, sendo que são as instituições bancárias que definem quais os dados devem ser informados pelo cliente;
  • De acordo com as novas regras, os dados pessoais dos clientes devem ser mantidos na base de dados sempre atualizados. 

Novas regras para manutenção dos cartões

Além dessas novas regras, os bancos também passarão por uma mudança na hora de fazer a manutenção das contas e realizar o fechamento das faturas dos clientes. 

Entre as alterações, os bancos deverão disponibilizar aos clientes um contrato eletrônico do cartão de crédito ou por outros meios de comunicação. 

Além disso, quanto ao valor final da fatura do cartão de crédito, será necessário que ela tenha as seguintes informações: valor total da fatura, lista dos lançamentos da fatura, inclusive as compras parceladas, identificação de quais foram as tarifas cobradas e encargos do banco. 

Novas regras para solicitar um cartão de crédito: encerramento da conta 

As novas regras para solicitar um cartão de crédito não foram as únicas que tiveram alteração. Para fechar a conta e fazer o encerramento do contrato, algumas mudanças também foram definidas por meio do documento lançado pelo Banco Central. 

A mudança mais significativa foi a mudança quanto ao processo burocrático do encerramento das contas. A maioria das instituições bancárias dificultam muito o encerramento do contrato. 

Com a alteração, o cancelamento do uso do serviço poderá ser feito diretamente pela internet, pelos meios de comunicação da instituição bancária.