Banco Santander vai desabilitar o cartão físico para compras online

Recentemente foi anunciado pelo banco Santander que o cartão físico será desabilitado para o uso em compras online. A novidade já está funcionando para uma porcentagem inicial de clientes e vai começar a valer para todos a partir do dia 8 de março.

Essa medida foi adotada pelo banco para promover mais facilidade e segurança para os usuários. Dessa forma, para que seja possível realizar compras online deverá ser usado o cartão virtual, disponível no aplicativo do Santander.

A desativação do recurso de compras online dos cartões físicos vai acontecer de forma automática e como muitas pessoas ainda não têm o conhecimento de como fazer o uso do cartão virtual, preparamos este artigo para sanar suas dúvidas.

Segurança do cartão virtual

Após a criação do cartão de crédito virtual, os clientes dos bancos e financeiras podem fazer pagamentos na internet de forma muito mais tranquila e segura. Isso porque após a emissão, o cartão online tem validade de 48 horas, após esse período será necessário gerar outro.

O fato de o Santander desabilitar o cartão físico para pagamentos de compras online foi com a finalidade exclusiva de oferecer mais segurança aos clientes já que a modalidade dificulta fraudes, clonagens, roubos e compras não autorizadas.

O que é o cartão virtual

O cartão virtual é um meio de pagamento de compras online que pode ser acessado de forma fácil e rápida. Apenas os titulares dos cartões podem ter acesso a esse recurso, ou seja, cartões adicionais não proporcionam acesso ao cartão virtual.

O diferencial dessa modalidade de cartão é que ele proporciona muito mais segurança contra fraudes devido ao código de segurança mudar constantemente. Com ele é possível fazer compras em qualquer site online e realizar cadastros em aplicativos de compras recorrentes.

Caso você perca o seu cartão físico, ainda será possível ter acesso ao seu cartão virtual através do seu smartphone no aplicativo Way do Santander, dessa forma você não é deixado na mão até a chegada do novo cartão físico.

Vantagens do cartão virtual

Os clientes Santander terão acesso a diversas vantagens ao usar o cartão online, este poderá trazer enorme praticidade ao cotidiano dos usuários. Acessá-lo é muito prático e qualquer titular do cartão físico pode utilizá-lo.

Além disso, ele oferece uma grande proteção contra qualquer tipo de golpes e fraudes, os clientes podem ainda fazer compras online de qualquer lugar sem ter a necessidade de estar portando o cartão físico.

Como acessar e utilizar o cartão virtual?

Para começar a usar esse tipo de pagamento, basta prosseguir da seguinte forma:

  • Primeiramente você deve ter o app Way devidamente instalado em seu celular, depois basta acessá-lo com sua senha digital ou caso você não seja correntista Santander, use a senha que foi fornecida através de SMS;
  • Já na tela principal do app, clique em “Gerar cartão online”;
  • Leia com atenção o tutorial disponibilizado de como fazer o uso do cartão virtual e em seguida selecione “Usar cartão online”;
  • Aguarde alguns segundos para a validação do ID;
  • E pronto! O cartão virtual foi gerado e você pode começar a usá-lo imediatamente.

Como são pagas as faturas do cartão virtual

O cliente precisa ter obrigatoriamente um cartão de crédito físico para que seja possível ter acesso ao cartão virtual. Dessa forma, o valor gasto com o cartão online virá na mesma fatura do cartão físico que chega através de correspondência.

Portanto, não se preocupe quanto ao pagamento mas sempre fique atento ao fazer compras na internet com o cartão virtual pois nem sempre as transações são aceitas em determinados sites e aplicativos online.

Há diferença entre cartão digital e cartão virtual?

Sim, esses produtos têm finalidades e características diferentes. O cartão virtual se trata de um meio de pagamento que substitui o cartão físico ao realizar compras online, sua numeração é temporária garantindo maior segurança aos clientes.

Já o cartão digital é o processo de abertura de contas de crédito que é feita de forma online, mas que resultará na emissão de um cartão físico para uso. O diferencial dessa modalidade é que sua contratação é muito fácil e rápida.

Embora haja semelhanças nos nomes se tratam de coisas distintas, uma característica do cartão digital é que estes não cobram anuidade e por conta disso ganharam um grande espaço no mercado financeiro ao conquistar muitos clientes.