Calculadora do Cidadão: Saiba como utilizar e entenda seu financiamento

A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta muito interessante que foi desenvolvida pelo próprio Banco Central. Sua função principal é ajudar os consumidores na hora de efetuar um bom controle das suas finanças pessoais.

Publicidade

Publicidade

Com o auxílio da ferramenta, você poderá prever valores a serem pagos e assim poderá se programar quanto. De forma simplificada, ela funciona como um simulador de pagamento de investimentos e dívidas.

Um dos principais pontos positivos em relação a esta funcionalidade, é que ela é totalmente gratuita e disponibilizada em um app oficial do Banco Central. Para saber outros detalhes a respeito deste assunto, continue acompanhando nosso post.

Como funciona a Calculadora do Cidadão

Conforme mencionado, a Calculadora do Cidadão se trata de uma ferramenta totalmente gratuita que disponibiliza uma série de serviços de cálculos para o seu cotidiano, de forma que será possível ter um melhor controle sobre suas finanças.

Publicidade

A partir desta funcionalidade você poderá até mesmo calcular o valor exato de uma aplicação com depósitos mensais, calcular o valor de um financiamento que tenha prestações fixas ou computar o valor de uma aplicação sem depósitos mensais.

Dentro das possibilidades citadas acima, você também poderá fazer a correção monetária sobre cada uma delas utilizando-se diversos indicadores. O rendimento da sua poupança também pode ser calculado facilmente através da ferramenta.

Publicidade

Algumas particularidades

No caso de investimentos na poupança, a Calculadora do Cidadão irá considerar o rendimento a partir da data do seu aniversário, já que a remuneração de tal investimento ocorre normalmente a cada 30 dias, não sendo proporcional.

Outra particularidade da ferramenta é que ela realiza os cálculos que envolvem os juros compostos. Dessa forma, ela facilitará amplamente a vida daqueles que precisam tomar decisões financeiras a longo, médio e curto prazo.

Para ter acesso a esta funcionalidade, basta que você busque pelo aplicativo oficial desenvolvido pelo Banco Central e o instale em seu smartphone. No momento a versão do aplicativo é compatível com dispositivos Android e IOS.

Entendendo os cálculos do financiamento de prestações fixas

Conforme frisado, uma das principais funções da Calculadora do Cidadão é a realização de cálculos sobre o financiamento de prestações fixas. Neste caso, a ferramenta reúne quatro pontos específicos:

  • Taxa de juros mensal;
  • Quantidade de meses;
  • Valor financiado;
  • Valor final da prestação.

Sendo assim, a ferramenta pode calcular facilmente qualquer uma destas variáveis. Para fazer a consulta bastará que você inserir os valores referentes em todos os campos e caso deseje, estes podem ser alterados posteriormente.

Depois de ter acesso aos seus cálculos, estes também poderão ser enviados através de Facebook Messenger, WhatsApp ou em outro aplicativo através do botão “Compartilhar”. Já para apagar todos os campos de uma vez, clique em “Limpar”.

Informações adicionais sobre a calculadora do Cidadão

Por fim, vale frisar que o Banco Central do Brasil não assume qualquer responsabilidade sobre danos ou perdas decorrentes de eventuais atrasos ou ainda sobre indisponibilidade de serviços de telecomunicações, falhas, imprecisões ou interrupções.

O uso inadequado das informações oferecidas pela Calculadora do Cidadão também será de total responsabilidade do usuário. Para fazer os seus próprios cálculos e ter acesso a informações adequadas quanto a investimentos e dívidas, baixe o app agora mesmo.