Controle financeiro pessoal: Saiba como fazer o seu com eficiência

Ter controle financeiro pessoal é essencial para conseguir atingir metas. O dinheiro deve ser uma fonte de felicidade e realização de sonhos e com estratégia é possível chegar lá! 

Publicidade

Publicidade

Existem algumas formas de fazer um planejamento eficaz, como o mapeamento dos gastos mensais, conhecimento a respeito da quantidade exata de dinheiro que se ganha e os possíveis investimentos de curto e longo prazo. 

Com a chegada da pandemia, o número de inadimplentes cresceu muito. O controle financeiro pessoal é uma forma de passar por momentos de crise de forma tranquila, sem entrar em dívidas no cartão de crédito ou nas instituições bancárias. 

Entenda o que é controle financeiro pessoal

O controle financeiro pessoal é a possibilidade de administrar de forma saudável o seu dinheiro, sabendo quais são os gastos mensais, qual o custo de vida e quais as melhores possibilidades de fazer com que o dinheiro seja bem utilizado. Existem três pilares essenciais quando o assunto é ter mais controle sobre as finanças:

Publicidade

  • Mapeamento de gastos pessoais: saber exatamente o quanto você gasta todos os meses, definindo suas despesas e custo de vida. 
  • Mapeamento de ganhos pessoais: saber qual a média em dinheiro você recebe todos os meses, contando com salário e outros tipos de fontes de renda.
  • Criação de metas de investimentos: definir metas e escolher investimentos de curto, médio e longo prazo é muito importante para a saúde financeira. 

Como fazer um controle financeiro pessoal?

Não existe uma regra quando o assunto é a criação de um controle financeiro pessoal. Existem pessoas que criam planilhas mensais no Excel, outras pessoas que usam aplicativos que podem ser baixados no celular. Siga o passo a passo para se organizar: 

  • Lista de Despesas: Faça uma lista de gastos mensais, informando detalhadamente os valores que devem ser pagos. Depois, some todas as despesas e verifique qual o valor total. 
  • Análise de gastos: verifique se todos os gastos inseridos em sua lista realmente são essenciais para você e caso for necessário, realize cortes de despesas. 
  • Criação de um planejamento: se você deseja ter controle financeiro, é por que deseja ter mais dinheiro para realizar sonhos. Porém, é importante transformar seus sonhos em metas reais, definindo o valor exato que você precisa juntar. Quanto você precisa poupar todos os meses? Em quanto tempo juntará o dinheiro necessário?
  • Liste o que você recebe: depois de criar uma lista de despesas e fazer cortes desnecessários, você pode buscar formas de ganhar mais dinheiro ao longo dos meses para atingir os seus sonhos pessoais. 

Aplicativos de organização financeira

Alguns aplicativos de saúde financeira podem ajudar no momento de ter mais controle financeiro pessoal, como é o caso do “Organizze” ou “Mobillis”. 

Publicidade

Pelas plataformas, é possível registrar os gastos e ganhos mensais, assim como criar alertas de pagamento para contas do dia a dia. Além disso, dá para ter controle financeiro na palma da mão. 

Na hora de planejar metas de médio e longo prazo, você pode fazer diretamente pelo aplicativo, anotando de forma instantânea tudo o que você gastou.