Economia

EUA exclui Brasil da sua lista de países em desenvolvimento; medida foi criticada por ser unilateral

Na segunda-feira, 10, uma nota do Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou que o Brasil e outras nações estão fora da lista de países em desenvolvimento. Entenda o porquê!

Anúncios

Na segunda-feira, 10, uma nota do Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou que o Brasil e outras nações estão fora da lista de países em desenvolvimento. Isso porque o governo dos EUA mudou os seus critérios para estipular quais nações entrariam nessa categoria, atualizando, assim, a legislação de 1998 do país.

Segundo o governo estadunidense, as diretrizes criadas naquele ano estão obsoletas. Vale mencionar que as nações contempladas na lista recebem um tratamento preferencial dos Estados Unidos. Quer entender melhor o que foi alterado pelos país norte-americano? Então continue a leitura do nosso artigo!

Mais informações sobre a mudança na lista de países em desenvolvimento

Agora com a mudança feita pelos Estados Unidos, nações como o Brasil, a Índia, a China, a África do Sul, a Colômbia e a Argentina foram excluídas da lista de países em desenvolvimento. Assim sendo, se os EUA considerarem que as exportações dessas nações são subsidiadas, eles terão muito mais facilidade para puni-las.

É importante mencionar que o presidente Jair Bolsonaro havia renunciado o tratamento preferencial na Organização Mundial do Comércio (OMC). Isso porque ele preferiu que os Estados Unidos apoiassem o ingresso do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No entanto, há quem não tenha visto a decisão dos Estados Unidos com bons olhos. Isso porque ela é unilateral e desconsidera as regras da OMC. A Confederação Nacional da Indústria afirmou que a medida do governo norte-americano é “negativa e ilegal”. Segundo ela, essa decisão diminui a importância do sistema multilateral do comércio.

Segundo Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, a indústria brasileira é beneficiada quando a OMC está “forte e atuante”. Ele ainda afirmou que os Estados Unidos não deveriam resolver sozinhos as disputas comerciais.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Financeiro Consulte esperamos ter esclarecido as principais informações sobre a decisão dos EUA de excluir o Brasil de sua lista de países em desenvolvimento. Comente o que você achou da medida do país norte-americano. Além diss, diga se você acha que ela trará consequências negativas para a nossa nação.

Além disso, também continue acompanhando o nosso site! Isso porque nós continuaremos publicando notícias relevantes como essa a respeito da lista de países em desenvolvimento dos EUA. O nosso objetivo é te informar a respeito dos principais assuntos sobre a economia do Brasil e de outros países do mundo.

Fonte: O Globo e G1

Em Alta

content

7 dicas para conciliar o trabalho com os estudos para concurso

Preparamos 7 dicas para que você consiga conciliar o trabalho com os estudos para concurso e tenha possibilidade de alcançar sucesso.

Continue lendo
content

Como funciona os cartões Santander: Conheça algumas opções

Como funciona os cartões Santander? Conheça o portfólio de cartões existentes e oferecidos pelo Banco na atualidade.

Continue lendo
content

É aprovada Medida Provisória que aumenta a margem para fazer empréstimo consignado

Foi aprovada uma medida provisória que aumenta a margem de empréstimo consignado, chegando a 40%. Acesse o nosso site para saber mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Juros do cartão de crédito reduz em fevereiro

Os juros do cartão de crédito reduziram bastante no mês de fevereiro. Entenda mais sobre esse assunto, acesse nosso site!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Digital Pag

Se você está em busca de adquirir um cartão que ofereça diversas facilidades, saiba como solicitar o cartão de crédito Digital Pag!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o empréstimo pessoal Crefisa

Veja agora como solicitar o Empréstimo pessoal Crefisa e ter acesso a todos os benefícios oferecidos. Acesse o nosso site agora mesmo!

Continue lendo