IBGE revela que inflação de janeiro foi a menor do mês desde o início do Plano Real

O IBGE divulgou nesta sexta-feira, 7, dados que revelam que o Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo do mês passado ficou em 0,21%. Vale mencionar que o IPCA é o indicador oficial da inflação do nosso país. A taxa indicada por ele para o primeiro mês deste ano consiste no menor percentual para janeiro desde o início do Plano Real (julho de 1994). O motivo da inflação ter chegado a um nível tão baixo foi o barateamento da carne.

Esse cenário é bem diferente do que tivemos no ano passado. Em 2019, o preço do item disparou, fazendo que os brasileiros tivessem que adaptar a sua dieta. A inflação de dezembro chegou a 1,15%. O IPCA de 2019, por sua vez, foi de 4,31%, a maior taxa de inflação anual desde 2016! Agora em 2020, com a diminuição do preço da carne, a inflação pôde desacelerar. Continue a leitura para saber mais sobre os dados divulgados hoje pelo IBGE.

Mais informações a respeito dos dados do IBGE sobre a inflação de janeiro

É importante que você entenda o impacto que o preço da carne teve na inflação de janeiro. Em dezembro do ano passado, o item ficou 18,06% mais caro. No entanto, no primeiro mês deste ano, ele teve baixa de 4,03%. Assim sendo, as carnes tiveram impacto negativo de 0,11 ponto percentual sobre o IPCA de janeiro.

O gerente do IBGE, Pedro Kislanov, afirmou que as carnes ficaram muito caras nos últimos meses de 2019 devido a dois motivos. Um deles foi a alta demanda do item na China e o outro foi a alta do dólar. Segundo ele, o encarecimento da moeda norte-americana fez com que a oferta de carnes no mercado interno ficasse mais restrita.

Felizmente, Kislanov afirmou que o mercado já se ajustou para atender às necessidades do mercado interno. Essa adaptação, segundo ele, fez com que os preços diminuíssem novamente.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Financeiro Consulte esperamos ter esclarecido o motivo de a taxa de inflação ter ficado tão baixa em janeiro. Nos conte nos comentários se você havia percebido esse barateamento dos preços no mês passado. Além disso, diga também se você conseguiu comprar mais carnes graças à baixa do preço do item. Por fim, te convidamos a ler os outros artigos publicados aqui no site a respeito da economia do Brasil e de outros países do mundo.

 

Fonte: G1