Notícias
Juros do cartão de crédito reduz em fevereiro
Os juros do cartão de crédito reduziram bastante no mês de fevereiro. Entenda mais sobre esse assunto, acesse nosso site!
Clientes regulares são aqueles que efetuaram o pagamento de um valor mínimo de 15% da fatura do seu cartão dentro do prazo definido. A modalidade do crédito rotativo dos cartões de crédito geralmente é usada em momentos de emergência.
Já clientes considerados não regulares, são aqueles que não efetuaram o pagamento regular de suas faturas, e nesse caso as taxas de juros sofreram um aumento, estando no valor de 342% em janeiro e em fevereiro 352,1%.
Como funciona o crédito rotativo do cartão de crédito
O rotativo é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras responsáveis pela emissão de cartões de crédito e este é utilizado pelo cliente em momentos de dificuldade, de forma em que este não consegue pagar a fatura completa.
Dessa forma, quando o indivíduo paga uma quantia menor do que o valor total da sua fatura, o valor restante será cobrado na fatura do próximo mês porém serão cobrados juros que são considerados os mais caros do mercado financeiro.
Todos nós podemos passar por imprevistos que em alguns casos comprometem o orçamento mensal, o que interfere grandemente no planejamento financeiro. Nesse caso é interessante poder contar com o crédito rotativo, porém ele deve ser levado em consideração em último caso.
Cartões de crédito: juros
Os juros de uma maneira geral são o custo financeiro do crédito. Estes podem ser cobrados quando o cliente do cartão de crédito estourou o limite ou atrasou o pagamento da fatura de um determinado mês, dessa forma o valor final a ser pago será maior.
Os juros também são utilizados pelas instituições financeiras para diminuir o risco de inadimplência por parte dos clientes, pois assim eles são instigados a fazer o pagamento em dia, de forma em que o banco não saia prejudicado de alguma forma.
Antes de solicitar um cartão de crédito, todos os interessados devem realizar um bom planejamento financeiro para evitar tais transtornos financeiros, que podem acarretar em grandes prejuízos em alguns casos específicos.
Dicas para não entrar no crédito rotativo
Embora as taxas de juros do crédito rotativo tenham sofrido uma queda no mês de fevereiro, estas ainda são consideradas muito altas, portanto é necessário ter certo controle financeiro para não ter de recorrer ao mesmo.
Algumas simples atitudes podem evitar que clientes caiam no crédito rotativo, como por exemplo estabelecer um bom planejamento financeiro de forma a não gastar mais do que pode-se pagar ao final do mês.
Além disso, ter um controle dos seus gastos é uma forma simples de obter controle financeiro, portanto sempre que possível anote o que foi gasto por você e estabeleça um limite de gastos mensais que não se aproxime tanto do limite do cartão de crédito.
Por fim, a dica mais importante é sempre que possível efetuar o pagamento das faturas do cartão de crédito antes do vencimento, pois assim você evita qualquer tipo de juros sobre a sua fatura total final.
Em Alta
Neon lança cartão de crédito sem anuidade para MEIs
Se você é MEI e está em busca de adquirir um bom cartão de crédito, conheça o Neon que é totalmente isento de anuidade. Acesse nosso site!
Continue lendoCartão de crédito Ourocard Universitário
Veja como funciona o cartão de crédito Ourocard Universitário e conheça todas as suas vantagens! Acesse o nosso site para saber mais.
Continue lendoVocê também pode gostar
Cartão de Crédito Latam Pass Itaucard Platinum
O Cartão de crédito Latam Pass Itaucard Platinum apresenta inúmeros benefícios e atrai apaixonados por viagens por conta disso.
Continue lendoCartão de crédito Bradesco Elo Internacional
Saiba como funciona o cartão de crédito Bradesco Elo Internacional e quais são as vantagens oferecidas! Acesse nosso site para saber mais.
Continue lendo