Economia

Mesmo com recuo, juros do cheque especial parecem ultrapassar o limite divulgado pelo BC

A partir de janeiro deste ano, os juros do cheque especial não podem ultrapassar 8%. Esse foi o percentual estipulado pelo Banco Central e que começou a valer do dia 6 do mês passado. No entanto, a autarquia revelou nesta quinta-feira (27) que o teto aparentemente não foi obedecido. Entenda!

A partir de janeiro deste ano, os juros do cheque especial não podem ultrapassar 8%. Esse foi o percentual estipulado pelo Banco Central e que começou a valer do dia 6 do mês passado. No entanto, a autarquia revelou nesta quinta-feira (27) que o teto aparentemente não foi obedecido. É bem verdade que as taxas pagas pelos brasileiros nessa modalidade diminuíram. Ainda assim, os juros ficaram acima do limite determinado pelo BC.

A autarquia revelou que a taxa média cobrada foi de 8,5% (165,6% ao ano) em janeiro deste ano. É fato que, em dezembro de 2019, os juros do cheque especial eram bem maiores. Na época, os brasileiros pagavam a taxa de 10,9% ao mês (247,6% ao ano). Ainda assim, os dados do BC indicam que o percentual estipulado para janeiro foi ultrapassado. Continue a leitura para saber o posicionamento da autarquia sobre esses dados.

juros do cheque especial

Entenda como os juros do cheque especial de janeiro ultrapassaram o percentual estipulado pelo BC! (Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil)

Mais informações a respeito dos juros do cheque especial em janeiro

O BC deixou claro que ele divulgou apenas uma previsão da taxa média de juros de janeiro. Assim sendo, esse dado ainda será reavaliado quando ele tiver acesso a mais informações repassadas pelas instituições financeiras.

De acordo com a autarquia, essas empresas precisam indicar quantos clientes pagaram de fato os juros e quantos deles ficaram isentos dessa cobrança. Essa informação pode ser divulgada até o dia 5 do segundo mês subsequente ao que é tido como referência.

Caso os bancos não tenham obedecido de fato o teto estipulado pelo BC para as taxas de juros do cheque especial, um Processo Administrativo Sancionador será aberto. Nesse caso, uma apuração será feita de possíveis infrações, havendo a possibilidade de as instituições financeiras sofrerem penalidades e medidas coercitivas.

É importante mencionar ainda que os juros do crédito especial só começam a ser cobrados do consumidor a partir do momento em que ele acessa o seu limite de crédito.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Portal Brasil News esperamos ter esclarecido mais informações a respeito da estimativa do BC com relação às taxas de juros do cheque especial. Comente o que você pensa sobre essa questão e se você concorda com o teto estipulado pela autarquia. Além disso, continue acompanhando o nosso site! Nós te deixaremos a par das principais notícias relacionadas à economia do Brasil e de outros países do mundo!

 

Fonte: G1

Em Alta

content

Saiba como solicitar o empréstimo Noverde

Se você está em busca de adquirir um ótimo empréstimo, saiba como solicitar o empréstimo Noverde agora mesmo! Acesse o nosso site.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Ponto Frio

Está em busca de conseguir um cartão que oferece diversos benefícios? Saiba como solicitar o cartão de crédito Ponto Frio. Acesse nosso site.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conta Digital Banco bs2

A Conta Digital Banco bs2 oferece diversas vantagens e funciona de forma totalmente gratuita. Acesse o nosso site para mais informações!

Continue lendo
content

Previsão da inflação é reduzida pela sexta vez seguida

O Boletim Focus (pesquisa realizada pelo Banco Central semanalmente) revelou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo caiu de 3,40% para 3,25%. Saiba mais sobre os dados!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Smiles

Saiba como solicitar o cartão de crédito Smiles que oferece um ótimo programa de milhas e diversos outros benefícios. Acesse o nosso site!

Continue lendo