Previsão da inflação é reduzida pela sexta vez seguida

O Boletim Focus (pesquisa realizada pelo Banco Central semanalmente) revelou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo caiu de 3,40% para 3,25%. É importante mencionar que o IPCA é o indicador da inflação oficial do país. Com essa queda divulgada hoje, a estimativa das instituições financeiras consultadas pelo BC caiu pela sexta vez seguida.

No tocante às previsões para os próximos anos, elas permanecem as mesmas. Espera-se que em 2021 a inflação fique em 3,75%. Em 2022 e em 2023, a expectativa das instituições financeiras é de que o percentual seja de 3,50%. Vale mencionar que a previsão para 2020 está abaixo do centro da meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional. Quer saber mais sobre essa questão? Então continue a leitura deste artigo!

Mais detalhes sobre a estimativa da inflação deste ano

O Conselho Monetário Nacional definiu que a meta de inflação deste ano é de 4%. Assim sendo, o Banco Central deve ter esse percentual em vista. Com relação ao ano que vem, a meta estipulada pelo Conselho foi de 3,75%. Já no tocante a 2022, o percentual diminuiu, ficando em 3,50%.

É importante mencionar que existe um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo da meta estipulada. Por essa razão, o percentual mínimo da inflação tem que ser de 2,5% e o máximo, de 5,5%.

Para conseguir manter a meta estabelecida, o Banco Central faz uso da Selic, a taxa básica de juros do país. Vale lembrar que, há cinco dias, o Comitê de Política Monetária fixou a taxa básica em 4,5%. Esse é o menor nível da Selic desde o início da série histórica do Banco Central. O mercado financeiro espera que ela se mantenha nesse patamar até o final do ano.

Já em 2021, a previsão é de que a Selic aumente para 6% até o final do ano. Nos dois anos seguintes, espera-se que a taxa básica aumente ainda mais, ficando em 6,5%.

Considerações finais

Isto posto, nós do Financeiro Consulte esperamos que você tenha entendido por que o mercado alterou a sua estimativa da inflação mais uma vez. Comente o que você achou da previsão da pesquisa feita pelo Banco Central. Além disso, diga se você acha que o percentual baixo irá trazer benefícios para os brasileiros. Por fim, também não deixe de continuar acompanhando o nosso site a fim de se manter informado sobre a economia do nosso país.

 

Fonte: R7