Economia

Previsão da inflação é reduzida pela sexta vez seguida

O Boletim Focus (pesquisa realizada pelo Banco Central semanalmente) revelou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo caiu de 3,40% para 3,25%. Saiba mais sobre os dados!

O Boletim Focus (pesquisa realizada pelo Banco Central semanalmente) revelou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo caiu de 3,40% para 3,25%. É importante mencionar que o IPCA é o indicador da inflação oficial do país. Com essa queda divulgada hoje, a estimativa das instituições financeiras consultadas pelo BC caiu pela sexta vez seguida.

No tocante às previsões para os próximos anos, elas permanecem as mesmas. Espera-se que em 2021 a inflação fique em 3,75%. Em 2022 e em 2023, a expectativa das instituições financeiras é de que o percentual seja de 3,50%. Vale mencionar que a previsão para 2020 está abaixo do centro da meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional. Quer saber mais sobre essa questão? Então continue a leitura deste artigo!

Mais detalhes sobre a estimativa da inflação deste ano

O Conselho Monetário Nacional definiu que a meta de inflação deste ano é de 4%. Assim sendo, o Banco Central deve ter esse percentual em vista. Com relação ao ano que vem, a meta estipulada pelo Conselho foi de 3,75%. Já no tocante a 2022, o percentual diminuiu, ficando em 3,50%.

É importante mencionar que existe um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo da meta estipulada. Por essa razão, o percentual mínimo da inflação tem que ser de 2,5% e o máximo, de 5,5%.

Para conseguir manter a meta estabelecida, o Banco Central faz uso da Selic, a taxa básica de juros do país. Vale lembrar que, há cinco dias, o Comitê de Política Monetária fixou a taxa básica em 4,5%. Esse é o menor nível da Selic desde o início da série histórica do Banco Central. O mercado financeiro espera que ela se mantenha nesse patamar até o final do ano.

Já em 2021, a previsão é de que a Selic aumente para 6% até o final do ano. Nos dois anos seguintes, espera-se que a taxa básica aumente ainda mais, ficando em 6,5%.

Considerações finais

Isto posto, nós do Financeiro Consulte esperamos que você tenha entendido por que o mercado alterou a sua estimativa da inflação mais uma vez. Comente o que você achou da previsão da pesquisa feita pelo Banco Central. Além disso, diga se você acha que o percentual baixo irá trazer benefícios para os brasileiros. Por fim, também não deixe de continuar acompanhando o nosso site a fim de se manter informado sobre a economia do nosso país.

 

Fonte: R7

Em Alta

content

Cartão de crédito Banrisul Básico

Se você está em busca de um cartão que ofereça mais facilidades no seu cotidiano, conheça o cartão de crédito Banrisul Básico! Acesse o site

Continue lendo
content

Cartão de crédito American Express Green

Conheça o cartão de crédito American Express Green que oferece benefícios exclusivos! Acesse nosso site para saber mais informações.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça todas as nossas dicas para sair das dívidas

Separamos algumas dicas para sair das dívidas. Saiba como quitar todas as suas dívidas em pouco tempo. Acesse nosso site para saber mais!

Continue lendo
content

Cartão de Crédito Azul Itaucard Visa Infinite

Se você está em busca de um cartão que oferece vantagens e benefícios, conheça o cartão de crédito Azul Itaucard Visa Infinite! Saiba mais.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Volkswagen

Se você está em busca de adquirir um cartão que oferece inúmeros benefícios, saiba como solicitar o cartão de crédito Volkswagen!

Continue lendo