Dicas

Saiba quais são as novas regras para receber o auxílio doença no INSS em 2021

Saiba quais são as novas regras para conseguir receber o auxílio doença do INSS neste ano! Acesse o nosso site para saber mais.

Para quem está passando por problemas de saúde e necessita passar pela perícia do INSS, precisa entender as novas regras do auxílio doença. 

De acordo com as novas regras estabelecidas, casos menos complexos não vão precisar passar por nenhum tipo de perícia que seja presencial. A decisão foi tomada para poder garantir a saúde da população e diminuir a contaminação do novo coronavírus. 

Conforme definido pelo INSS, os casos simples em que é necessário somente a análise de exames e atestados serão resolvidos em caráter virtual. 

Entenda como funciona o Auxílio Doença 

Este é um direito previsto por lei, que é pago pelo INSS quando um trabalhador tem problemas de saúde, no caso de doenças ou acidentes de trabalho. Neste caso, ele pode solicitar se estiver incapacitado por mais de 15 dias consecutivos. 

Em até 15 dias de afastamento o cidadão pode ter atestado médico, que no caso, os dias são pagos pela própria empresa. Porém, após o prazo de 15 dias o cidadão precisa passar pela perícia médica no INSS. 

Com a mudança das regras, os cidadãos com casos mais simples poderão solicitar o afastamento por meio da própria internet. Sendo assim, os atestados médicos e exames serão analisados de forma virtual.  

Quem pode solicitar esta modalidade de Auxílio?

Podem solicitar o Auxílio Doença todas aquelas pessoas que contribuíram com o INSS por pelo menos 12 meses. Sendo assim, fica segurado que ele pode solicitar e receber um valor de 91% do salário que recebia na empresa. 

Porém, vale lembrar que nos casos de pessoas que sofreram algum tipo de acidente de trabalho, o período de carência de 12 meses que é exigido não precisa ser cumprido. 

Solicitação Auxílio Doença online: passo a passo 

Para quem deseja fazer a solicitação do seu Auxílio doença com as novas regras que foram estabelecidas, precisa seguir o seguinte passo a passo: 

  • Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo do INSS pela Apple Store ou Play Store;
  • Se você já tem cadastro, faça o seu login. Caso ainda não tenha, crie uma senha de acesso;
  • Clique no menu da plataforma, clicando em “Serviços” e logo depois em “Benefícios”;
  • Clique para agendar, acessando “Novo requerimento”;
  • Escolha a opção “benefício por incapacidade” e logo depois escolha e selecione “afastamento com atestado médico”;
  • Preencha os dados que são solicitados e faça o anexo de todos os documentos necessários;
  • Finalize fazendo o agendamento da perícia médica e gere o comprovante do seu atendimento virtual. 

Entenda quais documentos são necessários  

No momento de solicitar o agendamento virtual, o sistema pede alguns documentos. Entre eles, é necessário que você apresente:

Carteira de trabalho, CPF e documentos pessoais para identificação, Comprovante de último dia trabalhado concedido pela empresa e Comprovante de pagamento do INSS como contribuinte. 

No caso de pessoas que sofreram algum tipo de acidente de trabalho, será necessário que o cidadão encaminhe o documento do CAT. Anexo dos documentos médicos que comprovem que o cidadão não está apto para trabalhar em sua função atual.

Em Alta

content

Mercado crédito veio trazer mais facilidades para os usuários do Mercado Livre

Conheça o Mercado Crédito que veio oferecer muito mais facilidade para os consumidores. Acesse o nosso site para mais informações!

Continue lendo
content

Prova de vida: INSS divulga o calendário para aposentados e pensionistas

O INSS já divulgou o calendário para a realização da prova de vida para todos os aposentados e pensionistas. Acesse o nosso site!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de crédito para negativado Visa: Onde encontrar?

Hoje contaremos quais são os principais bancos e instituições financeiras que liberam cartão de crédito para negativado Visa. Contudo, antes de falarmos quais são esses cartões, é importante saber algumas coisas. Entenda do que estamos falando!

Continue lendo
content

Banco Inter chega ao Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay

A grande novidade do momento é que o Banco Inter chegou ao Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay. Para saber mais detalhes, acesse nosso site!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito American Express Gold

Se você está em busca de um ótimo cartão, saiba como solicitar o cartão de crédito American Express Gold! Acesse nosso site.

Continue lendo