Economia

Venda de parte da Embraer para Boieng é aprovada pelo Cade sem restrições

Nesta segunda-feira, 27, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra de parte da Embraer pela Boeing. Entenda o porquê!

Anúncios

Nesta segunda-feira, 27, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra de parte da Embraer pela Boeing. Por meio de pareceres técnicos, a autarquia chegou à conclusão de que as empresas não são concorrentes e, por isso, a operação não traria riscos para a rivalidade do mercado.

Vale mencionar que a decisão do Conselho ainda pode ser contestada por algum de seus membros dentro do período de 15 dias. Se isso acontecer, o caso será levado a tribunal. Além do Cade, a União Europeia também precisa aprovar a venda da empresa brasileira. Ela prorrogou a sua decisão para o dia 30 de abril. Quer entender como funcionará o acordo entre a Embraer e a corporação norte-americana? Então continue lendo o nosso artigo!

Detalhes sobre a venda de parte da Embraer para a Boeing

O acordo entre a Embraer e a Boeing é composto de duas etapas. A primeira consiste na criação de uma nova empresa chamada de “Boeing Brasil-Commercial”. A Boeing adquirirá 80% do capital da corporação brasileira relacionado à aviação comercial. Os outros 20% continuarão sendo da Embraer, que estará encarregada de desenvolver, produzir e vender aviões com capacidade de até 146 assentos.

Para concretizar o acordo, a corporação norte-americana terá que pagar UR$ 4,2 bilhões para a instituição brasileira.

Já a segunda parte da operação consiste na formação de uma joint venture. 54% dessa nova empresa, chamada de EB Defense, será da Embraer e o restante pertencerá à Boeing. A instituição terá o objetivo de produzir a aeronave KC-390, que tem função de transporte e de segurança. Até o momento, esse é o maior modelo fabricado no Brasil.

De acordo com o Cade, a empresa brasileira passará a ser uma parceira estratégica da Boeing. Por essa razão, o remanescente da Embraer — que ainda será responsável pelos ramos de aviação executiva e de defesa — poderá ser beneficiado pela cooperação tecnológica e comercial entre as empresas.

Considerações finais

Isto posto, nós do Financeiro Consulte esperamos ter esclarecido por que o Cade aprovou o acordo entre as empresas Embraer e Boeing. Comente o que você acha da venda de parte da empresa brasileira. Além disso, também diga se você concorda com a decisão do Conselho. Por fim, não deixe de acompanhar os próximos artigos do site. Nós publicaremos aqui notícias relevantes sobre a economia do país e do mundo.

 

Fonte: Folha de S. Paulo e G1 

 

Em Alta

content

Saiba quais são as melhores contas digitais em 2021

Se você está em busca de abrir uma conta digital, saiba que é necessário conhecer todas as opções, veja as melhores contas digitais em 2021!

Continue lendo
content

Cartão de Crédito Will Bank

Um cartão de crédito Will Bank promete ser uma inovação dentro do mercado digital. Por contar com opções simples e uma linguagem facilitada deve atrair muitas pessoas.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o empréstimo pessoal online Just

Saiba como solicitar o empréstimo pessoal online Just que oferece diversas vantagens a todos os seus clientes. Acesse o nosso site!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de crédito Banco do Nordeste Gold

Saiba como funciona o cartão de crédito Banco do Nordeste Gold e quais são as vantagens oferecidas! Acesse nosso site para saber mais.

Continue lendo
content

Empréstimo Online SIM

Saiba tudo sobre o empréstimo online SIM que oferece crédito de até R$50 mil com ou sem garantia de veículo. Acesse o nosso site agora mesmo!

Continue lendo