Economia

EUA exclui Brasil da sua lista de países em desenvolvimento; medida foi criticada por ser unilateral

Na segunda-feira, 10, uma nota do Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou que o Brasil e outras nações estão fora da lista de países em desenvolvimento. Entenda o porquê!

Anúncios

Na segunda-feira, 10, uma nota do Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou que o Brasil e outras nações estão fora da lista de países em desenvolvimento. Isso porque o governo dos EUA mudou os seus critérios para estipular quais nações entrariam nessa categoria, atualizando, assim, a legislação de 1998 do país.

Segundo o governo estadunidense, as diretrizes criadas naquele ano estão obsoletas. Vale mencionar que as nações contempladas na lista recebem um tratamento preferencial dos Estados Unidos. Quer entender melhor o que foi alterado pelos país norte-americano? Então continue a leitura do nosso artigo!

Mais informações sobre a mudança na lista de países em desenvolvimento

Agora com a mudança feita pelos Estados Unidos, nações como o Brasil, a Índia, a China, a África do Sul, a Colômbia e a Argentina foram excluídas da lista de países em desenvolvimento. Assim sendo, se os EUA considerarem que as exportações dessas nações são subsidiadas, eles terão muito mais facilidade para puni-las.

É importante mencionar que o presidente Jair Bolsonaro havia renunciado o tratamento preferencial na Organização Mundial do Comércio (OMC). Isso porque ele preferiu que os Estados Unidos apoiassem o ingresso do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No entanto, há quem não tenha visto a decisão dos Estados Unidos com bons olhos. Isso porque ela é unilateral e desconsidera as regras da OMC. A Confederação Nacional da Indústria afirmou que a medida do governo norte-americano é “negativa e ilegal”. Segundo ela, essa decisão diminui a importância do sistema multilateral do comércio.

Segundo Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, a indústria brasileira é beneficiada quando a OMC está “forte e atuante”. Ele ainda afirmou que os Estados Unidos não deveriam resolver sozinhos as disputas comerciais.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Financeiro Consulte esperamos ter esclarecido as principais informações sobre a decisão dos EUA de excluir o Brasil de sua lista de países em desenvolvimento. Comente o que você achou da medida do país norte-americano. Além diss, diga se você acha que ela trará consequências negativas para a nossa nação.

Além disso, também continue acompanhando o nosso site! Isso porque nós continuaremos publicando notícias relevantes como essa a respeito da lista de países em desenvolvimento dos EUA. O nosso objetivo é te informar a respeito dos principais assuntos sobre a economia do Brasil e de outros países do mundo.

Fonte: O Globo e G1

Em Alta

content

Saiba como solicitar o empréstimo Mercado Pago

Veja agora como solicitar o empréstimo Mercado Pago e ter acesso a todos os benefícios oferecidos! Acesse nosso site para saber mais.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Extra

Os benefícios exclusivos ofertados para compras junto a marca e outras vantagens fora do estabelecimento fazem muitos querer saber como solicitar o cartão de crédito Extra.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Ourocard fácil

Conheça o cartão de crédito Ourocard fácil e todas as vantagens oferecidas por ele! Acesse o nosso site para saber mais informações.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Submarino

Acompanhe as informações sobre como solicitar o cartão de crédito Submarino e aproveite os benefícios exclusivos do mesmo

Continue lendo
content

Cartão de Crédito Smiles

Conheça o cartão de crédito Smiles que oferece milhas e garante diversos benefícios. Acesse o nosso site para mais informações!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Agibank

Se você está em busca de adquirir um cartão com fácil aprovação, saiba como solicitar o cartão de crédito Agibank! Acesse nosso site.

Continue lendo