Notícias

Alguns estados brasileiros vão aceitar o pagamento da conta de luz com PIX

Diversos estados brasileiros já estão permitindo o pagamento da conta de luz com PIX! Acesse o nosso site e veja como funciona essa novidade.

O Pix é um novo sistema de pagamento instantâneo e estreou em todo o país em novembro de 2020. A novidade agora é que será aceito pagamento de conta de luz com PIX.

Em 5 estados isso já é realidade e há previsão de que outros 6 sejam incluídos na lista até abril de 2021. A primeira distribuidora de energia do país a aderir ao PIX foi a Neoenergia que fornece luz para Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Foi incluído um QR code que leva o cliente para a tela de pagamento nas faturas digitais e já nesse ano esse serviço será encontrado também em contas impressas que são enviadas como correspondência.

Quando esse meio de pagamento chegará aos demais estados?

A resposta para essa pergunta depende muito do que visa as companhias que fornecem energia. A CPFL que atua em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo deve implementar um sistema parecido com o que já foi citado até o fim de fevereiro.

Já a Enel, considerada a maior empresa de distribuição de luz no país e que atua no Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo e Goiás, também demonstrou interesse em proporcionar a opção de pagar conta de luz com PIX logo, inclusive já recebeu aprovação da Aneel.

Até o momento não foram instauradas regras específicas para uso de PIX pelas distribuidoras de luz e estas já estão fazendo a adaptação de seus sistemas para proporcionar essa modalidade de pagamento aos seus clientes de todo o país.

Regulamentação do uso de PIX por companhias de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica tem incentivado as companhias de energia a adotarem essa ferramenta, e ainda este ano devem ser criadas regulamentações para que seja possível fazer o uso dessa nova modalidade de pagamento.

Em 2020 a Aneel definiu um acordo de cooperação técnica diretamente com o Banco Central, criador do PIX, tendo como objetivo apoiar a utilização do sistema no ramo elétrico. Isso trará grande facilidade ao cotidiano dos brasileiros.

Além do pagamento de conta de luz com PIX ser facilitado, essa modalidade ainda pode acarretar em economia para os usuários, pois os custos do setor elétrico deve ser reduzido refletindo então nas tarifas impostas.

Quem pode usar o PIX?

Qualquer pessoa que possui conta corrente ou poupança abertas em uma instituição financeira pode fazer o uso dessa modalidade de pagamento, para isso basta ter um celular com acesso a internet. 

Cabe ao usuário optar por fazer o cadastro de uma chave que possibilita a realização das transações via PIX, esta pode ser um número de telefone, CPF ou e-mail. Hoje, de acordo com o Banco Central, já são mais de 133 milhões de chaves devidamente cadastradas.

Evite desligamento de luz em caso de inadimplência

Como o PIX é uma forma de pagamento instantânea o consumidor pode evitar desligamento de luz do imóvel pois o pagamento cairá na conta das fornecedoras de energia em questão de segundos.

Quando a dívida é paga através de outras modalidades como transferências ou através de bancos e lotéricas, leva um tempo útil bem maior para a fornecedora de luz receber esse valor e nesse tempo você pode ter sua luz cortada.

Pagar conta de luz com PIX é vantajoso inclusive para as empresas fornecedoras de energia, isso porque os gastos para o recebimento dos valores é reduzido, sendo necessário apenas que a companhia tenha contrato com um banco para efetuar os recebimentos.

Vantagens de fazer pagamento de conta de luz com PIX

Conforme dito anteriormente, o pagamento de conta de luz com PIX é feito em apenas alguns segundos e ainda não apresenta período de compensação, isso quer dizer que você pode efetuar pagamentos a qualquer momento e de qualquer lugar.

Dessa forma evita-se o risco de atraso da conta caso não seja possível efetuar o pagamento no horário do expediente bancário. O PIX se encontra disponível para o uso de clientes de qualquer banco do país e de forma gratuita para pessoas físicas.

Essa ferramenta trouxe imensa praticidade pois ela funciona 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, inclusive em feriados e finais de semana. Sendo assim, não é difícil visualizar o motivo da modalidade estar se tornando tão popular no Brasil.

Em Alta

content

Saiba como solicitar o empréstimo pessoal online Geru

Você está em busca de conseguir um bom empréstimo? Veja como solicitar o empréstimo pessoal online Geru que oferece diversas vantagens!

Continue lendo
content

Empréstimo Mercado Pago

Veja como funciona o empréstimo Mercado Pago que já vem beneficiando diversas pessoas! Acesse nosso site para saber mais informações.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o empréstimo Simplic

Se você está em busca de conseguir um dinheiro extra para a realização dos seus projetos, saiba como solicitar o empréstimo Simplic!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de Crédito Itaucard Click

Se você está em busca de adquirir um bom cartão, conheça o cartão de crédito Itaucard Click que oferece diversos benefícios. Saiba mais!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Classic Internacional

Se você está em busca de um ótimo cartão, saiba como solicitar o cartão de crédito Classic Internacional! Acesse o nosso site.

Continue lendo
content

EUA exclui Brasil da sua lista de países em desenvolvimento; medida foi criticada por ser unilateral

Na segunda-feira, 10, uma nota do Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou que o Brasil e outras nações estão fora da lista de países em desenvolvimento. Entenda o porquê!

Continue lendo