Economia

Novo coronavírus: o aumento de preços pelos comerciantes é justificável?

Embora algumas pessoas argumentem que o aumento de preços durante as crises seja injusto, é necessário ter calma antes de fazer qualquer julgamento! Entenda o porquê!

Anúncios

Após o início da pandemia no ano passado, muitas pessoas relataram o aumento nos preços de produtos de limpeza e de higienização. Isso sem contar com o encarecimento do álcool e das máscaras. Embora algumas pessoas argumentem que o aumento de preços durante as crises seja injusto, é necessário ter calma! Isso porque, em alguns casos, esse encarecimento é justificável.

Afinal de contas, o custo mais alto dos negócios levou muitos produtos a ficarem mais caros. É preciso considerar que estamos vivendo em circunstâncias extraordinárias que demandam adaptações. Esse encarecimento é diferente daquele que é fruto da manipulação de preços com objetivos gananciosos. Vale mencionar que essa alteração arbitrária do valor dos produtos pode comprometer a reputação das empresas, afastando os consumidores. 

Entenda o aumento de preço dos produtos durante a pandemia

É importante considerar que no começo da pandemia, muitas pessoas estocaram produtos em suas casas. Essa alta procura da população por algumas mercadorias em específico, fez com que elas ficassem escassas. O resultado disso foi o aumento de preços. Afinal de contas, esse pico inesperado de demanda não deu tempo à cadeia de suprimentos para se ajustar a fim de reabastecer os produtos.

Felizmente, esse fenômeno costuma ser temporário, pois a situação dos preços se ajusta à medida que os fabricantes e distribuidores adaptam as suas atividades.

Ainda assim, enquanto isso não acontece, os varejistas aumentam os preços e os consumidores pagam mais. Em geral, são as pequenas empresas que sofrem mais com o impacto das flutuações nas cadeias de suprimentos. Nesses casos, há pouquíssima chance de o aumento de preços acontecer por causa da ganância do dono do negócio.

É necessário então que haja diálogo! Afinal, a raiva dos compradores poderá diminuir se os varejistas explicarem melhor os motivos do aumento dos preços. Ser transparente parece ser o único caminho no momento, afinal de contas, as pessoas têm o direito de saber o que está acontecendo.

Ainda assim, entendemos que toda a transparência no mundo não vai aliviar o bolso dos consumidores que estão preocupados com o estado de suas finanças. 

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Financeiro Consulte esperamos ter esclarecido as razões para o aumento de preços dos produtos durante esse período de pandemia. É necessário que os consumidores tenham muita paciência e jogo de cintura para conseguirem fazer as suas compras.

Você também pode gostar

content

Cartão de Crédito Marisa Internacional

Saiba quais são as vantagens oferecidas pelo cartão de crédito Marisa Internacional que vem conquistando novos clientes todos os dias!

Continue lendo
content

Samsung anuncia um cartão de crédito com leitor de impressão digital

A Samsung anunciou recentemente um cartão de crédito que vai funcionar somente com a sua impressão digital. Acesse nosso site agora mesmo!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Bradesco Elo Mais Internacional

Saiba como funciona o cartão de crédito Bradesco Elo Mais Internacional e quais são suas vantagens! Acesse nosso site para saber mais.

Continue lendo