Economia

Avanço da extrema pobreza no Brasil é estimulado pelos cortes do Bolsa Família

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) produziu uma pesquisa que revela que o encolhimento do suporte do governo aos brasileiros mais pobres resultou na diminuição da renda dessas pessoas. Entenda!

Anúncios

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) produziu um estudo que aponta as consequências dos cortes do Bolsa Família nos últimos 5 anos. A pesquisa foi divulgada nesta semana e revela que o encolhimento do suporte do governo aos brasileiros mais pobres resultou na diminuição da renda dessas pessoas. É importante mencionar que o Bolsa Família foi criado em 2013 e tem como objetivo combater a desigualdade social e a extrema pobreza no Brasil.

Segundo o estudo, 5% da população mais pobre do nosso país teve a sua renda diminuída em 39% no período entre 2014 e 2018. Nesses mesmos anos, o número de pessoas que vivem na extrema pobreza aumentou 67%. Quer saber mais sobre a pesquisa da FGV? Então continue a leitura deste artigo pois nós iremos apresentar mais informações sobre ela.

Mais informações sobre a pesquisa a respeito dos cortes do Bolsa Família

Para elaborar os dados da pesquisa, a FGV utilizou como base a linha mais baixa de pobreza da ONU. Assim sendo, a instituição considerou a renda diária de U$S 1,25 per capita, valor que corresponde a aproximadamente R$ 5,45.

O estudo também foi embasado nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) e da Pnad Contínua. A partir deles, a Instituição concluiu que a taxa de extrema pobreza do Brasil tem aumentado continuamente desde 2014. É interessante destacar que, nesse ano, o percentual chegou a ser o menor dentro do período de 15 anos.

Porém, com o crescimento constante dessa taxa nos anos seguintes, em 2018, a extrema pobreza já havia chegado ao mesmo patamar de 2008.

O período entre 2014 e 2018, analisado pela FGV em sua pesquisa, também encerra o momento em que o Bolsa Família teve o menor número de beneficiados. O programa atingiu o seu pior índice em julho de 2017. Na época, ele atendeu apenas 12,7 milhões de famílias.

Considerações finais

Isto posto, nós do Financeiro Consulte esperamos ter esclarecido as principais informações sobre a pesquisa realizada pela FGV. Comente qual é a sua opinião sobre os cortes do Bolsa Família. Além disso, nós queremos saber o que você pensa sobre o aumento da extrema pobreza no Brasil.

Por fim, não deixe de continuar acompanhando o nosso site para saber mais informações sobre a economia do Brasil. Além de falarmos sobre os efeitos dos cortes do Bolsa Família, também veicularemos outras notícias relevantes a respeito do nosso país.

 

Fonte: Uol

Em Alta

content

Cartão de crédito Ourocard fácil

Conheça o cartão de crédito Ourocard fácil e todas as vantagens oferecidas por ele! Acesse o nosso site para saber mais informações.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o empréstimo Simplic

Se você está em busca de conseguir um dinheiro extra para a realização dos seus projetos, saiba como solicitar o empréstimo Simplic!

Continue lendo
content

Queremos te mostrar a importância da pontuação Score

Possuir uma boa pontuação Score é muito importante, já que oferece diversas facilidades aos consumidores. Acesse o nosso site para saber mais

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba como solicitar o cartão Azul Itaucard Visa Infinite

Veja como solicitar o cartão Azul Itaucard Visa Infinite e ter acesso a todos os seus benefícios. Acesse o nosso site para saber mais!

Continue lendo
content

Mercado Pago lança cartão de crédito com aproximação

O Mercado Pago lançou um cartão de crédito em parceria com a bandeira Visa, que oferece diversas vantagens. Acesse nosso site para saber mais

Continue lendo
content

Empréstimo Portocred

Se você está em busca de conseguir um dinheiro extra, conheça o empréstimo Portocred! Acesse nosso site para saber mais informações.

Continue lendo