Notícias

Banco Central faz alerta sobre esquema de pirâmide nos grupos de PIX 

Saiba como se proteger do esquema de pirâmide que vem acontecendo nos grupos de PIX do WhatsApp! Acesse nosso site para saber mais.

Com a chegada do PIX, o mundo financeiro foi revolucionado. Existem diversas possibilidades com a ferramenta, como transferências a qualquer dia da semana e em qualquer horário. Porém, é preciso ficar atento com um novo esquema de pirâmide que foi anunciado. 

Recentemente, o Banco Central fez um alerta sobre grupos de PIX que estão efetuando esquemas de pirâmide. Vale lembrar que este tipo de atividade é fraude e pode causar prejuízos a quem começa a fazer parte.

Este não é o primeiro golpe anunciado pelo Banco Central. Desde a chegada do PIX no mercado, diversos tipos de esquemas já foram executados por estelionatários. Por isso, é preciso ficar sempre atento para evitar cair em esquemas fraudulentos. 

Entenda como funciona o esquema de pirâmide do PIX

Para fazer este tipo de esquema, são criados grupos no WhatsApp, no qual o administrador do grupo adiciona diversas pessoas.

As pessoas que foram adicionadas precisam enviar de R$1 real a R$5 reais para o administrador. Assim que a transferência é feita, o usuário que fez a transferência se torna o administrador do grupo e precisa recrutar novas pessoas para o esquema. 

Nos últimos tempos, muitas pessoas foram informadas a respeito deste golpe, principalmente pelas notícias anunciadas em redes sociais. Além disso, as buscas no Google a respeito do assunto aumentaram muito. 

Como o esquema de pirâmide começa?

Os golpes começam, na maioria das vezes, com uma pessoa que cria um grupo no WhatsApp e adiciona amigos e familiares. O número de integrantes vai aumentando de forma gradativa, até atingir o número máximo de integrantes. 

Assim que o grupo chega ao número máximo de pessoas, outro grupo é iniciado. Assim, novas pessoas são adicionadas e novas transferências são exigidas. 

Porém, vale lembrar que as pessoas só aceitam participar deste tipo de esquema pois tem promessas financeiras. Por isso, este tipo de grupo viralizou e provavelmente não tem chance de acabar com rapidez. 

É de suma importância ressaltar que este tipo de esquema é considerado como pirâmide financeira, que é crime no Brasil. Por isso, é preciso estar atento para não cair em falsas promessas.

Dicas para evitar golpes com uso de PIX 

Uma das dicas mais importantes para evitar cair em golpes financeiros é sempre desconfiar de propostas que são muito vantajosas. 

Estes grupos ganham seguidores que estão na ilusão de ganharem dinheiro com facilidade, estando muitas vezes em situação de vulnerabilidade financeira. 

Quando alguém anuncia algo que oferece grande lucratividade, pesquise e verifique se é verdade antes de aceitar a proposta. Uma simples pesquisa no Google pode evitar dores de cabeça. 

Não é somente o esquema de pirâmide do PIX que está sendo usado como forma de efetuar fraudes. Existem casos de venda de produtos falsos, sites falsos para armazenamento de dados do usuário e até mesmo ligações falsas de bancos.

Por isso, é essencial jamais fornecer dados pessoais a pessoas desconhecidas, ou acessar sites ou clicar em links que são de procedência duvidosa. Pelo telefone, jamais passe informações pessoais. 

Em Alta

content

Saiba como solicitar o cartão Bradesco Mastercard Black

Saiba como solicitar o cartão Bradesco Mastercard Black que oferece diversas vantagens a todos os seus clientes. Acesse o nosso site!

Continue lendo
content

Saiba quais são as novas regras para receber o auxílio doença no INSS em 2021

Saiba quais são as novas regras para conseguir receber o auxílio doença do INSS neste ano! Acesse o nosso site para saber mais.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Agroboi

Se você está em busca de um cartão que conte com diversas vantagens, saiba como solicitar o cartão de crédito Agroboi! Acesse nosso site.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de crédito Classic Internacional Banco Nordeste

Conheça o cartão de crédito Classic Internacional que oferece diversos benefícios! Acesse o nosso site para saber mais informações.

Continue lendo
content

Conheça o novo empréstimo da Caixa que utiliza o FGTS como garantia

Veja como funciona o novo empréstimo da Caixa Econômica Federal que utiliza o FGTS como garantia. Acesse o nosso site para saber mais!

Continue lendo
content

Serasa oferece até 99% de desconto até o dia 31/03

O Serasa está oferecendo até 99% de desconto no pagamento de dívidas, a promoção é válida até o dia 31/03. Acesse o nosso site!

Continue lendo