Dicas

Cartão de crédito clonado: Entenda o que você deve fazer

Saiba o que fazer caso você tenha o seu cartão de crédito clonado e veja as dicas para se proteger dos golpes. Acesse o nosso site!

Milhares de pessoas já sofreram com a situação do cartão de crédito clonado. O golpe pode acontecer de diversas formas e exige atenção, principalmente na hora de cadastrar os dados do cartão para compras pela internet. 

Ao longo dos anos, a maneira como estelionatários aplicam esse golpe vêm se modificando e os golpes estão cada vez mais frequentes.

Se antes a clonagem era feita com o cartão físico, em transações pelas maquininhas de cartão ou pelo caixa eletrônico, hoje os golpes são feitos pela internet. Porém, de acordo com especialistas, com alguns cuidados simples é possível se prevenir. 

Cartão de crédito clonado: como o golpe é aplicado 

O cartão de crédito clonado é um golpe comum e tem uma história longa. Com o surgimento da tecnologia de compras por cartão, os chips ainda não existiam. Sendo assim, as compras eram realizadas por meio da leitura magnética de uma tarja que os cartões possuíam. 

Desta forma, antigamente os golpes eram realizados em compras presenciais. Em transações por meio do caixa eletrônico e maquinetas de cartão, golpistas clonavam as informações do indivíduo e depois utilizavam os dados para realizar diversas compras. 

Com o avanço da tecnologia e com a chegada dos cartões com chip, a maneira como os golpes são aplicados também se modificou, sendo que a maioria é realizada pela internet. 

Conheça o Phishing e saiba como se prevenir 

Atualmente, um dos golpes mais aplicados foi intitulado de Phishing. A tradução do inglês significa “pescar”, ou seja, atrair vítimas para que passem de forma voluntária os dados do cartão. 

Funciona assim: golpistas criam links de produtos a preços extremamente baixos. Assim, as vítimas, acreditando que o anúncio é real, informam seus dados para compra do produto falso. Sendo assim, além do produto não ser entregue, os dados são clonados. 

Neste tipo de situação de cartão de crédito clonado, os dados são usados para diversas compras na internet e na maioria das vezes, as vítimas só se dão conta da situação quando a fatura do cartão fecha e ela verifica que existem compras das quais não reconhece. 

Neste caso, para se prevenir, o ideal é sempre checar as informações de sites e links com promoções a preços muito baixos. Por meio do google, verifique se a empresa existe e se outros compradores já receberam o produto. 

Se você for comprar por sites onde várias empresas anunciam, por meio dos famosos “marketplaces”, lembre-se de verificar as compras finalizadas e o histórico do vendedor. 

Cartão de crédito clonado: golpe da ligação telefônica 

Uma das formas muito comuns de ter o cartão de crédito clonado é passando informações por meio de falsas ligações de instituições bancárias. Os golpistas se passam por funcionários do banco e influenciam a vítima a informar seus dados pessoais. 

Assim, todos os dados do indivíduo são devidamente anotados para que compras possam ser feitas em seu nome. Por isso, jamais informe seus dados por telefone. Se for preciso, procure referências pela internet ou busque o número oficial do SAC do banco em que é cliente. 

Clonagem por Malware: entenda como funciona 

Outra forma comum de ter o cartão de crédito clonado é por meio do famoso Malware. Este termo foi criado para dar nome aos softwares criados para infectar o computador ou celular. Sendo assim, ele pode se infiltrar de diversas formas, seja pela instalação de programas pouco confiáveis, aplicativos falsos ou até mesmo por acesso a links falsos. 

O que os Malwares fazem é registrar os toques no seu teclado ou até mesmo acessar aplicativos e sites que tenham seus dados de cartão registrado. 

Desta forma, a melhor maneira de prevenir ter um cartão de crédito clonado é tendo cuidado ao utilizar a internet. Não acesse sites suspeitos, muitos menos abra links estranhos que chegam no seu e-mail. No seu celular, muito cuidado com os aplicativos falsos. 

Dicas para se manter em segurança

Veja quais são as melhores formas de evitar ter seu cartão de crédito clonado:

  • Baixe o aplicativo do seu cartão de crédito no celular. Assim, você poderá acompanhar as compras que são realizadas; 
  • Jamais baixe aplicativos suspeitos em seu celular;
  • Não clique em links aleatórios que chegam no seu e-mail, nem mesmo compre em sites com preços muito baixos;
  • Jamais passe suas informações por telefone, mesmo que a pessoa diga que é do mesmo banco que você é cliente;
  • Mantenha o anti-vírus do seu computador e celular sempre ativados e atualizados, para que possíveis vírus sejam bloqueados de forma automática. 

O que fazer em situação de cartão de crédito clonado

Caso tenha o seu cartão clonado, o mais indicado é seguir os seguintes passos:

  • Faça o bloqueio imediato do cartão, seja por meio do aplicativo ou por meio do telefone do banco ou instituição financeira;
  • Solicite uma nova via do cartão, com novos dados para compras;
  • Faça a contestação das compras, informando ao banco que não foi você quem as realizou. Sendo assim, todas as compras passarão por uma análise e caso a contestação for aprovada, você receberá um crédito em suas próximas faturas. 

Em Alta

content

Cartão de crédito Consignado Olé

Ter uma cartão de crédito consignado Olé, por exemplo, pode ser uma opção muito boa para aqueles que estão em situação de CPF negativado.

Continue lendo
content

Inscrição do novo auxílio emergencial de 2021 vai levar em consideração o cadastro antigo

Entenda como vai funcionar o pagamento do Auxílio Emergencial em 2021 e quem terá direito. Acesse o nosso site para saber mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Iti

Veja agora como solicitar o cartão Iti, que não faz consulta ao SPC/Serasa. Acesse o nosso site para mais informações sobre o Iti.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Colombo

Neste post, explicamos com bastante cuidado o que fazer para solicitar o cartão de crédito Colombo de maneira simples e correta. Saber como fazer o processo de solicitação bem certinho é bastante importante para garantir o sucesso do pedido.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão Azul Itaucard Visa Infinite

Veja como solicitar o cartão Azul Itaucard Visa Infinite e ter acesso a todos os seus benefícios. Acesse o nosso site para saber mais!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o empréstimo consignado Portocred

Se você está em busca de obter um dinheiro extra, saiba como solicitar o empréstimo consignado Portocred! Acesse nosso site para saber mais.

Continue lendo