Notícias

É aprovada medida provisória que prevê redução das tarifas de energia

O presidente aprovou a medida provisória que prevê a redução das tarifas de energia até o ano de 2025. Acesse o nosso site para saber mais!

No dia 16 de dezembro de 2020, uma nova medida que destina recursos para Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), prevendo a redução das tarifas de energia foi aprovada. Além disso, haverá possibilidade de exploração da usina nuclear de Angra 3 por iniciativa privada.

A pauta foi recentemente aprovada pelo presidente da república Jair Messias Bolsonaro e constou no dia 2 de março no Diário Oficial da União. Todo o texto obteve aprovação da maioria e apenas 2 vetos foram contabilizados.

O CDE se trata de um fundo do setor elétrico que paga especificamente programas de subsídio como o Luz Para Todos e descontos em tarifas de irrigação. Esse dinheiro tem origem na tarifa elétrica paga pelos brasileiros e em recursos do Tesouro Nacional.

Como essa nova lei auxiliará os brasileiros

Antes de ser lançada a nova medida provisória, os fundos da CDE eram provindos exclusivamente do Tesouro nacional e de tarifas de energia pagas pela população, conforme citado anteriormente.

Como haverá uma nova fonte de origem, todas as tarifas das contas de energia sofrerão mudanças, proporcionando valores mais acessíveis devido o custo das taxas serem reduzidos imediatamente quando repassados.

A nova lei visa a transferência de saldos não usados dos recursos que concessionárias de energia elétrica de todo o Brasil devem direcionar a projetos de pesquisa, eficiência e desenvolvimento anualmente.

Quesitos vetados pelo presidente da República

No texto original sugerido, Jair Bolsonaro vetou dois quesitos. Um deles está relacionado principalmente a usinas com outorga que tem mais de 30 anos. O valor da autorização seria contado através da declaração comercial feita pela primeira unidade geradora.

Segundo o presidente essa pauta vai contra o interesse público e por isso tomou a decisão de vetá-la. O segundo quesito vetado se refere diretamente a uma parte da lei que diz respeito sobre licitações e concessões que não foram prorrogadas.

Como a revisão das tarifas possuem regras contratuais e regulatórias, o presidente justificou que tomou essa decisão por não ser também de interesse público.

Exploração Angra 3 por iniciativa privada

A medida provisória também regulamentou e autorizou a exploração da usina nuclear de Angra 3 por iniciativa privada. Quem será o responsável por fornecer a outorga de autorização é o Conselho Nacional de Política Energética, que prevê até 50 anos que podem ser prorrogados por mais 20. Além disso outras responsabilidades são de carte de Conselho Nacional de Política Energética:

  • Com a edição do MP, o Executivo afirmou que as mudanças possibilitaram a estruturação financeira do empreendimento para a sua conclusão e viabilização;
  • Fazer a aprovação do preço definido da energia no contrato, fazendo os cálculos tendo como base estudos realizados pela Eletronuclear e BNDES;
  • Conceder autorização de comercialização de energia produzida em Angra 3, que pode vir a substituir o contrato de energia vigente.

Energia limpa

A lei também permite a modificação de regras de incentivos a empreendimentos tendo como base uma energia limpa, como por exemplo usinas de energia eólica, solar e biomassa.

Uma parte do texto delimita este benefício que é aplicado a tarifas de uso de sistemas elétricos de distribuição e transmissão a esses empreendimentos de energia limpa que adquirirem outorga em no máximo 12 meses.

Esse prazo deve ser contado a partir do dia da sanção da medida provisória e que houver início de operação em até 48 meses após o término deste período. Depois do prazo estipulado, o benefício não irá mais abranger novos empreendimentos semelhantes.

Em Alta

content

Como faço para solicitar meu cartão de crédito das Casas Bahia?

Caso esteja interessado em solicitar um cartão de crédito das Casas Bahia, mas não sabe como, não se preocupe. Acesse o nosso site!

Continue lendo
content

Saiba tudo sobre a conta digital Trigg com lançamento em 2021

Veja como vai funcionar a conta digital Trigg que terá o seu lançamento este ano! Acesse o nosso site para obter mais informações.

Continue lendo
content

FUP recorrerá de decisão do TST que considera greve como ilegal e abusiva

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou que irá recorrer da decisão do Tribunal Superior do Trabalho de se posicionar contra a greve da categoria. Saiba o porquê!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Neon lança cartão de crédito sem anuidade para MEIs

Se você é MEI e está em busca de adquirir um bom cartão de crédito, conheça o Neon que é totalmente isento de anuidade. Acesse nosso site!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Balaroti

Saiba como funciona o cartão de crédito Balaroti e quais são as vantagens oferecidas! Acesse nosso site para saber todas as informações.

Continue lendo
content

Cartão de Crédito Casas Bahia

Se está interessado em ter um cartão de crédito Casas Bahia, mas não sabe ainda quais são as vantagens de ter um, este post vai ajudar.

Continue lendo