Notícias

Conheça o novo empréstimo da Caixa que utiliza o FGTS como garantia

Veja como funciona o novo empréstimo da Caixa Econômica Federal que utiliza o FGTS como garantia. Acesse o nosso site para saber mais!

A Caixa Econômica Federal informou recentemente que agora seus clientes podem contar com uma nova modalidade de empréstimo, que coloca o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como garantia.

Esse tipo de empréstimo pode ser contratado por todos aqueles que fizeram a adesão da alteração do saque-rescisão para o saque-aniversário. Uma das principais vantagens dessa nova modalidade é que inclusive negativados podem fazer a contratação.

Por ter o FGTS cadastrado como garantia do empréstimo, os contratantes deste podem obter melhores condições no contrato e as taxas são mais acessíveis, sendo de 0,99% ao mês, muito interessante não é mesmo?

O que é o FGTS

O Fundo de Garantida do Tempo de Serviço foi criado em 1966, com o intuito de oferecer proteção a funcionários que são demitidos sem justa causa a partir de uma conta vinculada diretamente ao contrato de trabalho do colaborador.

Todo início de mês, os empregadores devem realizar depósitos em contas abertas na Caixa Econômica Federal em nome de seus contratados. Hoje o valor do FGTS é de 8% do salário bruto de cada funcionário registrado.

Esse valor pode ser sacado pelo trabalhador em determinadas datas pré-definidas pela própria instituição financeira e há algum tempo houve a possibilidade de alterar o recebimento do saque-rescisão para o saque-aniversário.

Como funciona o saque aniversário

Desde 2020, aqueles que trabalham com carteira assinada podem sacar seu FGTS da conta Caixa ativa ou inativa uma vez ao ano caso desejem. Nesse caso não é possível sacar todo o valor presente na conta, mas sim uma porcentagem específica.

Quando o valor presente em conta é alto, menor a porcentagem que poderá ser sacada, portanto estes valores variam em cada caso. Desde que foi criada essa modalidade de saque do FGTS, aderir é opcional.

Após sacar o valor, o trabalhador pode gastar este capital da forma que julgar mais interessante. A seguir esclarecemos suas dúvidas quanto ao novo empréstimo da Caixa Econômica Federal que utiliza seu FGTS como garantia.

Nova modalidade de empréstimo Caixa

Esse novo tipo de empréstimo criado pela Caixa e que utiliza o Fundo de Garantia de Tempo de Trabalho como garantia permite que o trabalhador antecipe até 3 anos de parcelas referentes ao saque-aniversário.

Portanto, aquele que tiver interesse em contratá-lo terá acesso a um valor máximo de R$2.000,00 que se refere a soma de 3 saques-aniversários. Já o valor mínimo que pode ser obtido através desse novo empréstimo é de R$300,00.

O prazo dado para que o contraente quite a dívida feita é de 36 meses, havendo cobrança de taxas de juros no valor de 0,99% ao mês que é considerada muito acessível, já que se trata de um empréstimo consignado.

Requisitos de contratação

Aqueles que têm interesse em contratar essa nova modalidade de empréstimo com o FGTS como garantia precisam preencher alguns requisitos obrigatórios como CPF devidamente regularizado e ter uma conta aberta na Caixa Econômica Federal.

Além disso, menores de 18 anos não podem fazer a contratação da nova modalidade, pois a Lei brasileira define que menores não devem ter acesso a créditos disponibilizados por instituições financeiras, exceto jovens emancipados.

Embora já tenha sido citado ao longo do artigo, vale a pena ressaltar novamente que só aqueles que aderiram ao saque-aniversário poderão fazer a antecipação do seu Fundo de Garantia de Tempo de Trabalho.

Vantagens

Uma das grandes vantagens oferecidas pela nova modalidade de empréstimo oferecido pela Caixa é a praticidade na contratação, para fazê-la basta que você tenha à sua disposição um dispositivo com acesso a internet.

Após preencher o formulário de antecipação do seu FGTS, sua proposta deve passar por uma análise que define os riscos de concessão de crédito para o seu caso, após aprovado o valor cairá na sua conta no dia seguinte.

O pagamento será feito de forma automática em uma única parcela. Sendo assim, o empréstimo não pesará no seu orçamento pois não haverá prestação mensal a ser paga e esta é uma grande vantagem nessa nova modalidade.

Como contratar

Se você se enquadra nos requisitos e deseja solicitar a antecipação do seu FGTS, basta seguir o passo a passo logo abaixo:

  • Se você ainda não aderiu ao saque-aniversário, você deve fazê-lo através do app CAIXA, app FGTS ou Internet Banking CAIXA, verifique também qual valor você tem direito;
  • Para contratar o empréstimo, o interessado deve acessar o Internet Banking ou instalar o app CAIXA em seu smartphone, este está disponível para dispositivos Android e IOS;
  • Selecione a opção de contratação do crédito que é do seu interesse e selecione os períodos e valor que deseja fazer a antecipação;
  • Feito isso, o próprio sistema fará uma simulação gratuita para que você saiba todas as condições do seu empréstimo antes de contratá-lo;
  • Se as condições forem do seu agrado basta prosseguir com a contratação inserindo sua assinatura digital. Se você ainda não cadastrou a sua, basta seguir as instruções neste link;
  • Sua solicitação será avaliada rapidamente e o valor selecionado será depositado na sua conta no dia seguinte!

Em Alta

content

Saiba como aumentar o score através das nossas dicas especiais

Separamos algumas dicas especiais para te ajudar a aumentar o score, basta segui-las e em pouco tempo sua situação pode mudar, confira!

Continue lendo
content

Cartão Vivo Santander

Veja agora como funciona o cartão Vivo Santander e conheça todas as suas vantagens! Acesse nosso site para saber mais informações.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba quais são os principais motivos de ter o cartão de crédito recusado

Você teve o seu cartão de crédito recusado? Saiba como funciona a análise de crédito. Acesse o nosso site e saiba todas as informações.

Continue lendo
content

PIS, FGTS e Auxílio 2021: Veja como antecipar os benefícios no Caixa Tem

Está em busca de receber o FGTS, PIS ou auxílio emergêncial de forma mais rápida? Saiba como antecipar os benefícios no Caixa Tem agora mesmo!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão Unique Black do Banco Santander

Saiba como solicitar o cartão Unique Black e adquirir todas as suas vantagens! Para mais informações acesse o nosso site agora mesmo!

Continue lendo