Dicas

Veja todas as nossas dicas para organizar as finanças pessoais

Preparamos algumas dicas que podem ser de grande ajuda no momento de organizar as finanças pessoais. Acesse o nosso site para saber mais!

Conseguir organizar as finanças pessoais é um desafio muito grande para várias pessoas. Porém é uma tarefa muito importante, pois não ter planejamento pode trazer sérios problemas como, gastos desnecessários, dívidas e outros.

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, é necessário pensar em uma forma de obter controle financeiro. Isso contribui muito para evitar qualquer tipo de preocupação no fim do mês, além de garantir diversos benefícios. 

Neste artigo iremos fornecer algumas dicas que podem ser de grande ajuda no momento de organizar as finanças pessoais. Saiba como estabelecer metas, evitar gastos desnecessários, dívidas e muito mais!

Dicas para organizar as finanças pessoais

Não possuir uma boa organização financeira pode causar diversos problemas sérios na sua vida. Confira as nossas dicas para te ajudar a obter uma boa organização das finanças pessoais!

Faça um orçamento

Faça uma lista com todos os seus custos fixos, como luz, água, aluguel, celular e etc. Faça um cálculo e veja qual é a quantia média de todos esses gastos no fim do mês e esse será o seu custo de vida. 

É necessário sempre ter em mente que somente o seu custo de vida já compromete grande parte da sua renda mensal. Por isso, é necessário sempre acompanhar as suas futuras despesas para garantir que tudo vai acontecer conforme o esperado. 

Esse valor que sobrar pode ser utilizado para criar uma reserva financeira, fazer investimentos e diversas outras coisas.

Restrinja os seus gastos do cotidiano

Essa é uma das dicas mais difíceis para conseguir organizar as finanças pessoais. Restringir os seus gastos do cotidiano é uma boa alternativa para economizar, definindo metas para os seus gastos. Uma forma muito simples de fazer isso é por divisão de categorias, da seguinte forma:

  • 10% com lazer;
  • 15% com compras no supermercado;
  • 5% com roupas e outros acessórios.

Isso não quer dizer que você deva gastar somente este valor durante todos os meses, mas sim que é o máximo que pode ser investido em cada uma destas modalidades. Seguir esta dica pode ser um grande avanço no processo de organização das finanças.

Estabeleça metas para economia

Muitas pessoas acreditam que a economia precisa ser feita somente com o dinheiro que restou no fim do mês, mas não é bem assim. A economia precisa ser um objetivo, já que assim você não fica só monitorando as suas despesas e passa a ter uma certa projeção financeira.

Para isso, é necessário determinar uma certa quantia e guardar todos os meses. Assim que você receber o seu salário, guarde este dinheiro em alguma outra conta, para não se misturar com o valor utilizado para os gastos do cotidiano. Seguir esta dica será um grande passo para conseguir organizar as finanças pessoais.

Se afaste das dívidas

Caso você não possua nenhuma dívida, saiba que você está indo no caminho certo em relação a manter a organização das suas finanças pessoais. Caso tenha, esse precisa ser o primeiro problema solucionado.

Deixar contas em atraso proporciona diversos prejuízos, pois as taxas e juros só aumentam e tiram todas as suas chances de economizar e manter tudo sob controle. Como uma forma de resolver este problema, você pode tentar parcelar a dívida ou uma renegociação para dar continuidade no seu projeto de organizar as finanças pessoais.

Evite ter gastos desnecessários

Quando você entende para onde está indo o seu dinheiro, fica muito mais simples avaliar o que é realmente importante e o que são gastos supérfluos. Dessa forma é possível evitar algumas despesas pela qual você não pode realmente pagar. 

Quando for comprar alguma coisa, se pergunte se aquilo é realmente necessário e se você possui condições reais de realizar o pagamento. Evitar ter gastos desnecessários é muito importante, pois esse dinheiro pode ser utilizado para conquistar algo que você realmente deseja muito como, tirar férias com a família, realizar investimentos e outros.

Faça uma reserva de emergência

Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa, por isso é muito importante estar sempre preparado. A grande finalidade de fazer uma reserva de emergência é conseguir se prevenir de todos os imprevistos, como problemas de saúde, rescisão de contratos, manutenção no carro, entre diversos outros. 

Nestes momentos é necessário ter muita tranquilidade financeira e a reserva de emergência pode assegurar isso. Essa é uma das maiores dicas para conseguir organizar as finanças pessoais.

Separe um valor para despesas anuais

Um erro cometido pela maioria das pessoas é focar somente nos gastos mensais e desconsiderar aquelas despesas de todos os anos, como é o caso do IPTU, IPVA e seguros.

Esses gastos podem acabar se transformando num grande problema quando não são programados. Uma boa dica é reservar uma quantia para essas despesas durante todo o ano, separando uma quantia durante todos os meses para não passar aperto quando elas chegarem.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente já existem diversos aplicativos que podem ajudar nesta tarefa de organizar as finanças pessoais. Sendo assim, fica muito mais simples registrar os seus gastos e ter um controle maior sobre eles.

Obter um destes aplicativos pode te ajudar a identificar todos os gastos desnecessários. A grande meta é conseguir aprender a controlar todas as suas finanças, economizando e cuidando melhor da sua renda.

Em Alta

content

Saiba como solicitar o cartão Caixa Mastercard Black

Saiba como solicitar o cartão Caixa Mastercard Black e aproveitar todas as vantagens oferecidas. Acesse o nosso site para mais informações!

Continue lendo
content

Cartão de Crédito Banco Original

Conheça o cartão de crédito Banco Original que oferece diversos benefícios exclusivos! Acesse nosso site para saber mais.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão Azul Itaucard Visa Infinite

Veja como solicitar o cartão Azul Itaucard Visa Infinite e ter acesso a todos os seus benefícios. Acesse o nosso site para saber mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba como solicitar o cartão Pernambucanas através do aplicativo

Veja como solicitar o cartão Pernambucanas através do aplicativo sem nenhuma burocracia. Acesse nosso site para mais informações!

Continue lendo
content

PicPay oferece cashback através do pagamento da fatura do cartão pelo app

O PicPay está oferecendo cashback para quem paga a fatura do cartão de crédito através do aplicativo. Acesse nosso site para saber mais!

Continue lendo
content

Jeff Bezos, Elon Musk e Bill Gates podem ajudar a salvar vidas durante a pandemia!

Existem três bilionários que podem usar a tecnologia para salvar vidas: Jeff Bezos, Elon Musk e Bill Gates. Saiba mais sobre essa questão!

Continue lendo