Notícias

O Banco Santander dá dicas para evitar golpes no PIX

O Banco Santander está oferecendo dicas para evitar golpes no PIX! Acesse o nosso site e saiba como se defender dos golpistas.

Desde sua chegada, em 2020, o PIX revolucionou o mercado financeiro. Sendo assim, milhares de transações são feitas todos os dias por meio da ferramenta. Porém, ainda é necessário ser cauteloso para evitar golpes no PIX

O Santander, um dos bancos com mais experiência no mercado financeiro do Brasil, resolveu auxiliar os clientes e dar algumas dicas importantes na hora de evitar esses golpes Apesar de serem simples, as dicas podem fazer toda a diferença. 

Por meio do Twitter, de um jeito moderno e interativo, o Santander Brasil alertou seus clientes, informando que as fraudes são mais comuns do que se pode imaginar. 

Conheça os tipos de fraude 

Com a chegada da pandemia, o número de golpes utilizando a internet aumentou muito. Quando o PIX foi apresentado ao mercado, em novembro de 2020, muitos clientes acabaram se envolvendo em situações fraudulentas e perdendo dinheiro. 

O número de fraudes assustou especialistas mesmo que a maioria dos bancos conte com um sistema de segurança eficaz. Porém, o que ocorre na maioria dos casos é que as vítimas acabam caindo em golpes sem ter consciência disso. 

De acordo com Febraban, Federação Brasileira de Bancos, os golpes são os mais variados. Existem criminosos que se passam por funcionários de bancos e outros que conseguem fazer a clonagem do WhatsApp das vítimas.  

No caso de clonagem do WhatsApp, o que os estelionatários fazem é entrar em contato com o indivíduo, afirmando ser de alguma empresa. Desta forma, é solicitado o código de segurança que foi enviado pelo WhatsApp no celular da vítima. 

Com isso, eles conseguem fazer a clonagem do aplicativo em outro celular e a partir daí, começa a pedir dinheiro para a lista de contatos, solicitando transferências por PIX. Existem casos em que os criminosos enviam SMS com links clicáveis e no momento em que o indivíduo entra, abre espaço para que seus dados estejam vulneráveis. 

Dicas Santander: Como evitar golpes no PIX 

Existem algumas dicas importantes para evitar golpes no PIX, de acordo com o banco Santander Brasil. Veja quais os tipos de fraudes mais comuns e como evitar:

  • Compras com valor incorreto: uma forma comum de aplicar golpes comum é por meio das maquininhas de cartão. Nelas, no ato da compra o vendedor coloca um valor maior do que o produto e o cliente realiza o PIX. Por isso, sempre confira os valores.
  • Pedido de dinheiro emprestado: outra forma de golpe muito usada, é quando alguém se passa por um contato de sua lista, pedindo dinheiro emprestado. Desta forma, quando for transferir dinheiro, sempre se lembre de conferir os dados. 
  • Boletos falsificados: é cada vez mais comum que golpistas façam o envio de boletos falsos para as vítimas. Assim, o pagamento de uma conta falsa é efetuado e o dinheiro não pode ser ressarcido. Antes de pagar qualquer coisa, certifique-se com a empresa. 
  • Clonagem de WhatsApp: para evitar que o WhatsApp seja clonado, o mais importante é que você vá no menu “Configurações” e ative a opção “Verificação em duas etapas”. Sendo assim, você cadastra uma senha que sempre será utilizada para verificação de segurança.

Em Alta

content

Cartão de crédito Bradesco Neo Visa

Conheça o cartão de crédito Bradesco Neo Visa que oferece diversas vantagens a todos os seus clientes. Acesse o nosso site agora mesmo.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Caixa: Conheça as diversas opções

Conheça o cartão de crédito Caixa, que possui diversas opções oferecendo ao cliente a chance de conseguir o cartão perfeito para você.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de crédito Banestes Visa Internacional

Saiba como funciona o cartão de crédito Banestes Visa Internacional que oferece diversos benefícios! Acesse nosso site para saber mais.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o empréstimo Rebel

Está em busca de conseguir crédito com mais facilidade e rapidez? Veja como solicitar o empréstimo Rebel! Acesse o nosso site para saber mais

Continue lendo