Notícias

Prova de vida: INSS divulga o calendário para aposentados e pensionistas

O INSS já divulgou o calendário para a realização da prova de vida para todos os aposentados e pensionistas. Acesse o nosso site!

Anúncios

No dia 26/02 foi publicada uma portaria pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) prorrogando a interrupção do bloqueio de pagamento das aposentadorias e pensões de segurados que ainda não realizaram a prova de vida desde março do ano passado.

A prova de vida tem que ser realizada todos os anos, para que os segurados consigam manter o seu direito ao benefício. No ano de 2020, esse processo foi suspenso em decorrência da nova pandemia, a fim de proteger todo o público que faz parte do grupo de risco. 

Recentemente foi publicado um novo calendário que retoma toda a obrigatoriedade da prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS. Neste artigo iremos fornecer todas as informações sobre este assunto, acompanhe!

O que é a prova de vida?

Esse é um procedimento obrigatório para os segurados do INSS todos os anos, sendo realizado para que as pessoas comprovem que elas ainda estão vivas e podem continuar recebendo este benefício. 

Para fazer o procedimento é necessário comparecer à agência que realiza os pagamentos ou até mesmo através de um aplicativo, para facilitar a vida dos idosos que não precisam sair de casa durante esse período de isolamento.

O maior objetivo é evitar qualquer tipo de fraude no recebimento deste benefício, já que a prova de vida precisa ser realizada todos os anos.

Calendário para o ano de 2021

A prova de vida voltou a ser obrigatória após maio deste ano, confira as datas:

[su_table responsive=”yes”]

Mês que a prova de vida deveria ter sido feita Nova data para fazer
Março e abrir do ano passado Maio de 2021
Maio e junho do ano passado Junho de 2021
Julho e agosto do ano passado Julho de 2021
Setembro e outubro do ano passado Agosto de 2021
Novembro e dezembro do ano passado Setembro de 2021
Janeiro e fevereiro deste ano Outubro de 2021
Março e abril deste ano Novembro de 2021

[/su_table]

Prova de vida digital por biometria

O governo anunciou recentemente que agora é possível fazer a prova de vida de forma digital, por biometria facial. Esse procedimento pode ser realizado através do aplicativo Meu Gov.br ou Meu INSS, para todos os segurados que não fizeram a comprovação no ano de 2020. 

Esse aplicativo está disponível para download na Google Play Store (Android) e na Apple Store (iOS). Basta acessar a loja virtual correspondente ao seu dispositivo. O INSS vai utilizar a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral e do Departamento Nacional de Trânsito para fazer a biometria facial. 

O processo é muito simples mas preparamos um breve passo a passo para te auxiliar neste procedimento caso exista alguma dúvida, confira:

  1. Realize o download do aplicativo Meu Gov Br ou Meu INSS;
  2. Realize o seu login;
  3. Selecione a opção “Prova de vida“;
  4. Logo em seguida, clique na opção “Iniciar a prova de vida”;
  5. Em casos onde exista algum tipo de autorização pendente, abra o aplicativo Meu Gov Br e clique na opção “Autorizações” e clique em “Autorizar”;
  6. Responda as perguntas que serão feitas com base na sua CNH;
  7. Clique em “Permitir” para que o aplicativo consiga ter acesso a câmera do seu celular;
  8. Siga todos os passos que serão exibidos na sua tela e a sua biometria facial já terá sido realizada com sucesso!

Para ter certeza que o procedimento foi concluído, acesse novamente a opção “Prova de vida” no aplicativo e a seguinte mensagem será exibida: “Parabéns! Prova de vida realizada com sucesso”.

O que acontece caso o segurado não fizer a prova de vida?

Como isso se trata de uma obrigatoriedade, todas as pessoas que são seguradas do INSS precisam realizar este procedimento, a fim de comprovar que estão vivos e não está acontecendo nenhum tipo de fraude. 

As pessoas que não fizerem o procedimento, podem sofrer algumas sérias penalidades até que todo o processo seja regularizado. Por isso, é necessário estar muito atento ao prazo estabelecido, a fim de evitar qualquer transtorno. 

Em Alta

content

Auxílio Emergencial: Saiba quanto você vai conseguir receber

Ainda não sabe quanto você vai receber de Auxílio Emergencial? Serão 4 parcelas. Acesse o nosso site e saiba tudo sobre esse assunto!

Continue lendo
content

Empréstimo FinanZero

Saiba como funciona o empréstimo FinanZero que oferece diversas modalidades de empréstimo, com garantia de veículo, imóvel e pessoal.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão Bradesco Elo Grafite

Se você está em busca de um cartão exclusivo que oferece ótimos benefícios, saiba como solicitar o cartão Bradesco Elo Grafite!

Continue lendo

Você também pode gostar