Economia

Saiba quem tem direito ao aumento do valor da aposentadoria do INSS

Acesse o nosso site e saiba quem tem direito ao aumento do valor da aposentadoria do INSS e como fazer a revisão no site Meu INSS.

Com o ajuste do salário mínimo, a aposentadoria também apresentou aumento. Atualmente, o valor é de R$1100 reais. Porém, existem outras formas de ter um aumento do valor da aposentadoria do INSS e os casos são mais comuns do que se imagina. 

A atualização do valor do salário mínimo vai influenciar, além dos aposentados, outros beneficiários do INSS. Atualmente, existem dois grupos de beneficiários: os que recebem apenas um salário mínimo e aqueles que têm uma pensão acima do piso salarial. 

Salário baixo ao longo da vida, pessoas que contribuíram a alíquota de 11% e empreendedores que contribuíram com o valor mínimo do INSS são aqueles que têm direito às menores aposentadorias.

Como ter aumento do valor da aposentadoria do INSS

Existem algumas situações em que o cálculo da aposentadoria foi feito de forma incorreta. Infelizmente, este tipo de erro é mais comum do que muitos pensam. Por isso, é necessário estar atento para recorrer. 

O aumento do valor da aposentadoria do INSS é feito quanto o indivíduo recorre para que possa ter a correção daquilo que não recebeu. Em alguns casos, é necessário ter o auxílio de um advogado previdenciário. 

Os erros de aposentadoria podem ocorrer por diversos fatores, entre eles, a documentação incorreta ou cálculos errados. Existem ainda, casos em que o indivíduo recebe um teto salarial desatualizado durante anos e não recorre aos seus direitos. 

Tipos de aumento

Quem acredita que o aumento do valor da aposentadoria do INSS pode ser concedido ao seu benefício, deve analisar algumas formas de recorrer. Entre elas, podemos citar:

  • Revisão da vida toda: neste tipo de solicitação, o cidadão recorre diretamente no INSS e é direcionado a todas as pessoas que contribuíram com a previdência antes do ano de 1994;
  • Revisão do teto no INSS: a revisão do teto deve ser feita para quem contribuiu entre os anos de 1998 a 2003. Vale lembrar que neste período, o INSS apresentou erros de pagamento do teto salarial. A solicitação é feita diretamente pelo INSS. 
  • Revisão por ação trabalhista: estes casos são específicos para quem ganhou uma ação trabalhista e deseja recorrer ao valor das contribuições.
  • Revisão do INSS por atividades especiais: voltada para pessoas que exerceram, ao longo da vida, trabalhos com alto grau de periculosidade. Desta forma, é possível solicitar o piso salarial proporcional.
  • Revisão do artigo 29: casos em que pessoas recebem aposentadoria entre o ano de 2002 a 2009, voltada para erros no pagamento do teto salarial. 
  • Revisão por data de pagamento do benefício: neste tipo de solicitação, o contribuinte continua trabalhando, mesmo que tenha se aposentado. Sendo assim, ele pode recorrer ao valor da aposentadoria.

Documentos necessários para revisão 

Para quem deseja fazer o requerimento do aumento do valor da aposentadoria do INSS é necessário ter os seguintes documentos atualizados:

  • Apresentar a carteira de trabalho;
  • Apresentar as chamadas “Microfichas”;
  • Apresentar os holerites referentes ao tempo trabalhado;
  • Apresentar as guias de contribuições previdenciárias;
  • Extrato da conta corrente. 

Como solicitar o aumento do valor da aposentadoria do INSS

Quem deseja ter aumento do valor da aposentadoria do INSS precisa, antes de qualquer coisa, solicitar diretamente ao INSS. Para isso, é preciso entrar em contato pelo telefone 135, escolhendo pelo menu a opção de “revisão de aposentadoria”. Basta informar os dados corretamente para dar andamento à solicitação. 

No caso de pessoas que desejam fazer pelo site, é só acessar o site Meu INSS. Porém, é necessário que o cidadão crie um login inserindo os seus dados pessoais. Depois, pelo menu, é só clicar em “revisão”. Por meio do site, é necessário digitalizar os documentos que são solicitados. 

Em Alta

content

Primeiras datas do Auxílio Emergencial são divulgadas

As datas do pagamento do novo Auxílio Emergencial já foram divulgadas. Acesse o nosso site e tenha acesso a todas estas novas informações.

Continue lendo
content

Mercado crédito veio trazer mais facilidades para os usuários do Mercado Livre

Conheça o Mercado Crédito que veio oferecer muito mais facilidade para os consumidores. Acesse o nosso site para mais informações!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Submarino

O cartão de crédito Submarino oferece benefícios exclusivos para clientes da loja, mas também pode ser utilizados nos demais estabelecimentos

Continue lendo

Você também pode gostar

content

PIS, FGTS e Auxílio 2021: Veja como antecipar os benefícios no Caixa Tem

Está em busca de receber o FGTS, PIS ou auxílio emergêncial de forma mais rápida? Saiba como antecipar os benefícios no Caixa Tem agora mesmo!

Continue lendo
content

10 cartões de crédito com zero anuidade aceitos no Samsung Pay

Saiba quais são os cartões de crédito sem anuidade que são aceitos no Samsung Pay! Acesse o nosso site para mais informações.

Continue lendo
content

Neon x Nubank: Veja as principais vantagens oferecidas

Saiba quais são as principais vantagens oferecidas pelas instituições financeiras Neon x Nubank. Acesse o nosso site agora mesmo!

Continue lendo