Economia

Saiba quem tem direito ao aumento do valor da aposentadoria do INSS

Acesse o nosso site e saiba quem tem direito ao aumento do valor da aposentadoria do INSS e como fazer a revisão no site Meu INSS.

Com o ajuste do salário mínimo, a aposentadoria também apresentou aumento. Atualmente, o valor é de R$1100 reais. Porém, existem outras formas de ter um aumento do valor da aposentadoria do INSS e os casos são mais comuns do que se imagina. 

A atualização do valor do salário mínimo vai influenciar, além dos aposentados, outros beneficiários do INSS. Atualmente, existem dois grupos de beneficiários: os que recebem apenas um salário mínimo e aqueles que têm uma pensão acima do piso salarial. 

Salário baixo ao longo da vida, pessoas que contribuíram a alíquota de 11% e empreendedores que contribuíram com o valor mínimo do INSS são aqueles que têm direito às menores aposentadorias.

Como ter aumento do valor da aposentadoria do INSS

Existem algumas situações em que o cálculo da aposentadoria foi feito de forma incorreta. Infelizmente, este tipo de erro é mais comum do que muitos pensam. Por isso, é necessário estar atento para recorrer. 

O aumento do valor da aposentadoria do INSS é feito quanto o indivíduo recorre para que possa ter a correção daquilo que não recebeu. Em alguns casos, é necessário ter o auxílio de um advogado previdenciário. 

Os erros de aposentadoria podem ocorrer por diversos fatores, entre eles, a documentação incorreta ou cálculos errados. Existem ainda, casos em que o indivíduo recebe um teto salarial desatualizado durante anos e não recorre aos seus direitos. 

Tipos de aumento

Quem acredita que o aumento do valor da aposentadoria do INSS pode ser concedido ao seu benefício, deve analisar algumas formas de recorrer. Entre elas, podemos citar:

  • Revisão da vida toda: neste tipo de solicitação, o cidadão recorre diretamente no INSS e é direcionado a todas as pessoas que contribuíram com a previdência antes do ano de 1994;
  • Revisão do teto no INSS: a revisão do teto deve ser feita para quem contribuiu entre os anos de 1998 a 2003. Vale lembrar que neste período, o INSS apresentou erros de pagamento do teto salarial. A solicitação é feita diretamente pelo INSS. 
  • Revisão por ação trabalhista: estes casos são específicos para quem ganhou uma ação trabalhista e deseja recorrer ao valor das contribuições.
  • Revisão do INSS por atividades especiais: voltada para pessoas que exerceram, ao longo da vida, trabalhos com alto grau de periculosidade. Desta forma, é possível solicitar o piso salarial proporcional.
  • Revisão do artigo 29: casos em que pessoas recebem aposentadoria entre o ano de 2002 a 2009, voltada para erros no pagamento do teto salarial. 
  • Revisão por data de pagamento do benefício: neste tipo de solicitação, o contribuinte continua trabalhando, mesmo que tenha se aposentado. Sendo assim, ele pode recorrer ao valor da aposentadoria.

Documentos necessários para revisão 

Para quem deseja fazer o requerimento do aumento do valor da aposentadoria do INSS é necessário ter os seguintes documentos atualizados:

  • Apresentar a carteira de trabalho;
  • Apresentar as chamadas “Microfichas”;
  • Apresentar os holerites referentes ao tempo trabalhado;
  • Apresentar as guias de contribuições previdenciárias;
  • Extrato da conta corrente. 

Como solicitar o aumento do valor da aposentadoria do INSS

Quem deseja ter aumento do valor da aposentadoria do INSS precisa, antes de qualquer coisa, solicitar diretamente ao INSS. Para isso, é preciso entrar em contato pelo telefone 135, escolhendo pelo menu a opção de “revisão de aposentadoria”. Basta informar os dados corretamente para dar andamento à solicitação. 

No caso de pessoas que desejam fazer pelo site, é só acessar o site Meu INSS. Porém, é necessário que o cidadão crie um login inserindo os seus dados pessoais. Depois, pelo menu, é só clicar em “revisão”. Por meio do site, é necessário digitalizar os documentos que são solicitados. 

Em Alta

content

Empréstimo Serasa eCred

Conheça o empréstimo Serasa eCred que aprova para negativados! Acesse o nosso site e tenha acesso a todas as informações sobre o assunto.

Continue lendo
content

Cartão de Crédito Netshoes Itaucard

No post de hoje falaremos sobre um tipo de cartão de crédito que traz benefícios exclusivos geralmente não encontrados em outras empresas: o cartão de crédito Netshoes Itaucard, Confira quais são!

Continue lendo
content

Banco Central define novas regras para solicitar um cartão de crédito

O Banco Central divulgou recentemente as novas regras para solicitar um cartão de crédito! Acesse o nosso site e veja quais são elas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de Crédito ZenCard

Veja como funciona o cartão de crédito ZenCard que aprova sem consulta ao SPC/Serasa. Acesse agora o nosso site para mais informações.

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Hipercard Internacional

Se você está em busca de conseguir um cartão que realmente facilite a sua vida, saiba solicitar o cartão de crédito Hipercard Internacional!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Bradesco Neo Visa

Saiba como solicitar o cartão de crédito Bradesco Neo Visa que vem oferecendo múltiplas vantagens a todos os seus clientes.

Continue lendo