Cobrança de taxa do cheque especial não será feita por quatro dos cinco maiores bancos

Quem tem cheque especial deve ter ficado muito feliz com a notícia de que o Banco Central limitou os juros dessa modalidade de crédito a 8% ao mês. Com essa mudança, está passível de punição a instituição financeira que desobedecer esse teto. No entanto, vale mencionar que o BC também criou uma taxa do cheque especial, que deve ser paga pelos consumidores que tiverem um limite acima de R$ 500.

Segundo as regras criadas pela autarquia, os bancos podem cobrar esse percentual até de clientes que não usaram o limite do cheque especial. Tendo isso em vista, você deve estar pensando que a alegria de pobre dura pouco. Porém já vamos adiantando que esse não é o caso. Isso porque quatro dos cinco maiores bancos brasileiros falaram que não cobrarão essa taxa. Continue a leitura para saber mais sobre o posicionamento deles.

Saiba mais sobre o pronunciamento dos bancos a respeito da taxa do cheque especial

As regras do BC com relação a essa taxa do cheque especial deixam claro que a cobrança dela não é obrigatória. Assim sendo, cabe aos bancos decidirem se irão isentar os seus clientes do pagamento do percentual ou não.

As cinco maiores instituições financeiras do nosso país são o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Santander, o Itaú Unibanco e o Bradesco. Dentre eles, o único banco que não teve ainda um parecer definido foi o Bradesco. A instituição declarou que ainda está avaliando a possibilidade dessa cobrança.

Já os outros quatro bancos declararam que não irão cobrar a tarifa. Caso você não seja cliente dessas instituições e não queira pagar o percentual, vale a pena se prevenir. Você pode, por exemplo, entrar em contato com a sua instituição e pedir para que ela retire o limite do seu cheque especial. Há também a possibilidade de você negociar a cobrança da taxa.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Financeiro Consulte esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito do posicionamento dos bancos sobre a taxa do cheque especial.  Por fim, não deixe de acompanhar o nosso site! Isso porque nós iremos te informar sobre as principais notícias sobre a economia do nosso país e do resto do mundo!

 

Fonte: Uol