Economia

Cobrança de taxa do cheque especial não será feita por quatro dos cinco maiores bancos

O BC criou uma taxa do cheque especial, que deve ser paga pelos consumidores que tiverem um limite acima de R$ 500. Saiba os posicionamentos de importantes bancos a respeito dela.

Anúncios

Quem tem cheque especial deve ter ficado muito feliz com a notícia de que o Banco Central limitou os juros dessa modalidade de crédito a 8% ao mês. Com essa mudança, está passível de punição a instituição financeira que desobedecer esse teto. No entanto, vale mencionar que o BC também criou uma taxa do cheque especial, que deve ser paga pelos consumidores que tiverem um limite acima de R$ 500.

Segundo as regras criadas pela autarquia, os bancos podem cobrar esse percentual até de clientes que não usaram o limite do cheque especial. Tendo isso em vista, você deve estar pensando que a alegria de pobre dura pouco. Porém já vamos adiantando que esse não é o caso. Isso porque quatro dos cinco maiores bancos brasileiros falaram que não cobrarão essa taxa. Continue a leitura para saber mais sobre o posicionamento deles.

Saiba mais sobre o pronunciamento dos bancos a respeito da taxa do cheque especial

As regras do BC com relação a essa taxa do cheque especial deixam claro que a cobrança dela não é obrigatória. Assim sendo, cabe aos bancos decidirem se irão isentar os seus clientes do pagamento do percentual ou não.

As cinco maiores instituições financeiras do nosso país são o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Santander, o Itaú Unibanco e o Bradesco. Dentre eles, o único banco que não teve ainda um parecer definido foi o Bradesco. A instituição declarou que ainda está avaliando a possibilidade dessa cobrança.

Já os outros quatro bancos declararam que não irão cobrar a tarifa. Caso você não seja cliente dessas instituições e não queira pagar o percentual, vale a pena se prevenir. Você pode, por exemplo, entrar em contato com a sua instituição e pedir para que ela retire o limite do seu cheque especial. Há também a possibilidade de você negociar a cobrança da taxa.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Financeiro Consulte esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito do posicionamento dos bancos sobre a taxa do cheque especial.  Por fim, não deixe de acompanhar o nosso site! Isso porque nós iremos te informar sobre as principais notícias sobre a economia do nosso país e do resto do mundo!

 

Fonte: Uol

Em Alta

content

Cartão de crédito BS2

Conheça o cartão de crédito BS2 que oferece diversas vantagens a todos os seus clientes. Acesse o nosso site para saber mais informações!

Continue lendo
content

Saiba como solicitar o cartão de crédito Smiles

Saiba como solicitar o cartão de crédito Smiles que oferece um ótimo programa de milhas e diversos outros benefícios. Acesse o nosso site!

Continue lendo
content

Santander Free X Banco Inter: Qual o melhor cartão de crédito?

Se estiver em dúvida para escolher entre os cartões Santander Free ou o do Banco Inter, este post com certeza vai ajudar. Nele, discutimos em detalhe alguns critérios para avaliar os dois. Dessa forma, nossos leitores podem ter uma base bacana para tomarem suas próprias decisões.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba como solicitar o empréstimo Mercado Pago

Veja agora como solicitar o empréstimo Mercado Pago e ter acesso a todos os benefícios oferecidos! Acesse nosso site para saber mais.

Continue lendo
content

Banco Inter Kids: Saiba como abrir uma conta para menores de 18 anos

O Banco Inter Kids permite que os pais realizem a abertura de conta para os seus filhos. Além disso, eles podem emitir um cartão de débito!

Continue lendo